???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/927
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Andréia Dutra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2357869278118003por
dc.contributor.advisor1Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190por
dc.contributor.referee1Bertan, Levino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2769738085234668por
dc.contributor.referee2Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1620591532345431por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:24Z-
dc.date.available2007-09-21-
dc.date.issued2007-08-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Andréia Dutra de. Ethic formation in adolescents. 2007. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/927-
dc.description.resumoA modalidade de pesquisa proposta teve como objetivo principal vivenciar e refletir sobre situações didáticas, dinâmicas, de estudo de temas éticos e de valores sociais. Foram desenvolvidos atividades de reflexão diante dos seguintes assuntos abordados: Relação de convivência entre Pais e Filhos, Traição, Sexualidade, Drogas, Preconceito e Violência. No trabalho efetivado, a modalidade da pesquisa utilizada foi a abordagem qualitativa, em que a intervenção realizada mostra que investigador e investigado são sujeitos criados historicamente e contextualizados, sendo ambos elementos do fazer científico. Procurou-se criar e vivenciar em sala de aula situação de participação, discussão e diálogo sobre assuntos relacionados à ética. Justifica-se tal pesquisa pelo próprio apelo que a metodologia oferece que é a de identificar perante as diversidades cultural e social, as opiniões e atitudes a serem tomadas em cada fato relatado nas aulas. Um total de 110 adolescentes foi participante dessa pesquisa sendo 61 meninos e 49 meninas na faixa etária de 13 a16 anos de uma unidade escolar de Presidente Prudente SP. Podemos constatar no andamento das aulas, nos questionários respondidos pelos alunos e nas conversas informais que os jovens necessitam de diálogo e orientação, parecem estar perdidos em suas atitudes e estando em fase de formação de opinião, o diálogo com os pais é de grande valia.por
dc.description.abstractThe main objective in this dissertation was lived for and reflects about didactic situation, study dynamic of ethics and social values. It was developed reflective activities about: relationships among parents and children, betroth, sexuality, drugs, prejudice and violence. The research has been developed through the qualitative approach. The study carried out on the intervention, show that, researcher and participants of research are historic and contextualized people, they are both elements of scientific do. In order to develop the research, it was created in the classroom, situations of participation, discussion and dialogue about subjects that have relation with ethic. This dissertation is justified by its methodology which intend identify opinions and attitudes to be taken in each fact related in the classes, in face to the cultural and social diversity. The data was collect in a school in Presidente Prudente SP, with one hundred and ten adolescents: sixty one boys and forty nine girls, between the ages of 13 and 16. The findings show us that young people need dialogue and orientation, they seem to be lost in their attitudes and how they are developing the opinion formation process, the dialogue with their parents is important.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDREA_SOUZA_19_09.pdf: 815055 bytes, checksum: a2bd139a18c567ec2739846180a12892 (MD5) Previous issue date: 2007-08-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1464/ANDREA_SOUZA_19_09.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectEducação - Aspectos morais e éticospor
dc.subjectEthiceng
dc.subjectAdolescentseng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectEducation - moral and ethical aspectseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA formação ética dos adolescentespor
dc.title.alternativeEthic formation in adolescentseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDREA_SOUZA_19_09.pdf795,95 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.