Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/927
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A formação ética dos adolescentes |
Título(s) alternativo(s): | Ethic formation in adolescents |
Autor: | Souza, Andréia Dutra de |
Primeiro orientador: | Barros, Helena Faria de |
Primeiro membro da banca: | Bertan, Levino |
Segundo membro da banca: | Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta |
Resumo: | A modalidade de pesquisa proposta teve como objetivo principal vivenciar e refletir sobre situações didáticas, dinâmicas, de estudo de temas éticos e de valores sociais. Foram desenvolvidos atividades de reflexão diante dos seguintes assuntos abordados: Relação de convivência entre Pais e Filhos, Traição, Sexualidade, Drogas, Preconceito e Violência. No trabalho efetivado, a modalidade da pesquisa utilizada foi a abordagem qualitativa, em que a intervenção realizada mostra que investigador e investigado são sujeitos criados historicamente e contextualizados, sendo ambos elementos do fazer científico. Procurou-se criar e vivenciar em sala de aula situação de participação, discussão e diálogo sobre assuntos relacionados à ética. Justifica-se tal pesquisa pelo próprio apelo que a metodologia oferece que é a de identificar perante as diversidades cultural e social, as opiniões e atitudes a serem tomadas em cada fato relatado nas aulas. Um total de 110 adolescentes foi participante dessa pesquisa sendo 61 meninos e 49 meninas na faixa etária de 13 a16 anos de uma unidade escolar de Presidente Prudente SP. Podemos constatar no andamento das aulas, nos questionários respondidos pelos alunos e nas conversas informais que os jovens necessitam de diálogo e orientação, parecem estar perdidos em suas atitudes e estando em fase de formação de opinião, o diálogo com os pais é de grande valia. |
Abstract: | The main objective in this dissertation was lived for and reflects about didactic situation, study dynamic of ethics and social values. It was developed reflective activities about: relationships among parents and children, betroth, sexuality, drugs, prejudice and violence. The research has been developed through the qualitative approach. The study carried out on the intervention, show that, researcher and participants of research are historic and contextualized people, they are both elements of scientific do. In order to develop the research, it was created in the classroom, situations of participation, discussion and dialogue about subjects that have relation with ethic. This dissertation is justified by its methodology which intend identify opinions and attitudes to be taken in each fact related in the classes, in face to the cultural and social diversity. The data was collect in a school in Presidente Prudente SP, with one hundred and ten adolescents: sixty one boys and forty nine girls, between the ages of 13 and 16. The findings show us that young people need dialogue and orientation, they seem to be lost in their attitudes and how they are developing the opinion formation process, the dialogue with their parents is important. |
Palavras-chave: | Ética Adolescentes Educação - Aspectos morais e éticos Ethic Adolescents education Education - moral and ethical aspects |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | SOUZA, Andréia Dutra de. Ethic formation in adolescents. 2007. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/927 |
Data de defesa: | 21-Ago-2007 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANDREA_SOUZA_19_09.pdf | 795,95 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.