Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Maurício-
dc.creator.LattesCV: http://lattes.cnpq.br/5179943713628724por
dc.contributor.advisor1Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190por
dc.contributor.referee1Gitahy, Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Arilda Inês Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0145582434192657por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:25Z-
dc.date.available2015-11-25-
dc.date.issued2015-02-28-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Maurício. Educational law course design and national curriculum guidelines: exploratory study.. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/930-
dc.description.resumoEsta dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade do Oeste Paulista, na linha de pesquisa, Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. Buscou analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Universidade do Oeste Paulista à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais, com foco principal no exame de documentos e fatos de conhecimento público divulgados pela instituição ou órgãos diversos que interessam à vida acadêmica. Partiu do levantamento bibliográfico sobre a elaboração do Projeto Pedagógico e seus elementos organizadores e do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Direito. Essas informações permitiram apreciar como o Projeto Pedagógico do Curso de Direito atende aos requisitos elencados em relação ao perfil, competências e habilidades do egresso, ao conteúdo de ensino e aos processos de avaliação interno e externo. Pôde-se verificar como o Projeto Pedagógico do Curso se apresenta em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais; quem é ou quem deve ser o bacharel em Direito; qual o perfil desejado do bacharel previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Projeto Pedagógico; quais competências e habilidades são esperadas no final do curso; e, avaliou a coerência existente entre alguns dos elementos do próprio Projeto Pedagógico, oferecendo, assim, contribuições no âmbito pedagógico, acadêmico e social. Os resultados apontam o cumprimento das indicações das Diretrizes com evidências de que pode haver melhoria futura.por
dc.description.abstractThis paper was presented to the Graduate Program in Education Stricto Sensu, of the Universidade do Oeste Paulista, in the search line Training and Teaching Professional Teaching Practice. It looked for analyzing the Pedagogical Project of the Oeste Paulista University Law Course in light of the National Curriculum Guidelines, with main focus on the examination of public knowledge documents and facts disclosed by the institution or several organs of interest to academic life. It came from the bibliographic on the development of the educational project and its organizer elements and the study of the National Curriculum Guidelines for Law Course. This has allowed to appreciate how the Law Course Pedagogical design meets the requirements listed in relation to the profile, competence and egress skills, teaching content and the internal and external review processes. It was verified how the pedagogical project of the course is presented in relation to the National Curriculum Guidelines; who is or who should be the Bachelor of Law; which is the desired profile bachelor provided in the National Curriculum Guidelines and Education Programme; which skills and abilities are expected at the end of the course; and assessed the consistency between some of the own pedagogical project elements, thus providing contributions to teaching, academic and social context. The results show compliance of the Guidelines directions, with evidence that there may be future improvements.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO TERMINADA 30_04-2015.pdf: 589934 bytes, checksum: d3cd157feabf5541d8acee6a5e64c428 (MD5) Previous issue date: 2015-02-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1539/DISSERTACAO%20TERMINADA%2030_04-2015.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProjeto Pedagógicopor
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispor
dc.subjectCurso de Direitopor
dc.subjectEnsino Superior.por
dc.subjectEducation Programmeeng
dc.subjectNational Curriculum Guidelineseng
dc.subjectLaw Courseeng
dc.subjectHigher Education.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProjeto pedagógico do curso de direito e as diretrizes curriculares nacionais: estudo exploratório.por
dc.title.alternativeEducational law course design and national curriculum guidelines: exploratory study.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO TERMINADA 30_04-2015.pdf576,11 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.