Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCanto, Fernanda Soares Godoi Yano do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9117091322966084por
dc.contributor.advisor1Dias, Carmen Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5779371067985868por
dc.contributor.referee1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee2Guimarães, Célia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5013993328814888por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:25Z-
dc.date.available2015-11-25-
dc.date.issued2015-03-04-
dc.identifier.citationCANTO, Fernanda Soares Godoi Yano do. Development of child s creativity: a dialog with teachers from kindergarten.. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/932-
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga a relevância de se trabalhar a criatividade para o desenvolvimento integral da criança na formação do professor da Educação Infantil; verificando a concepção que estes têm sobre a docência, planejamento e as práticas pedagógicas para o desenvolvimento da criatividade infantil. Realizada segundo uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso intrínseco. Os procedimentos metodológicos envolveram: a recolha de dados, utilizando-se da análise documental; entrevista com roteiro semiestruturado com oito professores que ministram aulas para crianças de 4 e 5 anos do Pré I e Pré II dos períodos matutino e vespertino, em uma escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino do interior do estado de Mato Grosso do Sul; a análise e discussão dos dados coletados, trabalhados por meio da interpretação do significado das respostas apresentadas pelos pesquisados. Em seguida, separadas por eixos e categorias e relacionadas com os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados revelam que as professoras, embora enfrentem a carência de recursos e de apoio técnico, sinalizam insegurança e falta de preparo para trabalhar satisfatoriamente o desenvolvimento da criatividade da criança e a existência de representações diferentes sobre o conceito de criatividade ou sobre a metodologia adequada para os modos de atuação com o cenário atual. Recomenda-se a revisão dos currículos dos cursos de formação em Educação Infantil e investimentos em formação continuada dos profissionais em serviço.por
dc.description.abstractThis research investigates the relevance to work with creativity and how this can improve child s development, we analysed how teachers understand this and how they deal with creativity as an instrument to help them with the development of creativity in children; verified the conception that teachers have about teaching, planning and pedagogical practices that can help the development of creativity in child. Was conducted according to qualitative approach and the intrinsec study case. The methodological proceedings involved: data collecting, documental analysis; semistructured data interview with eight teachers from kindergarten. Teachers work with children from four to five years old and teach during morning and afternoon in a public kindergarten school in Mato Grosso do Sul. The analysis and data discussion were interpreted according to the answers (writing or oral) were given by interviewee. Next, the answers were separated by their characteristics related to the aims proposed by the research. The results revealed that teachers, despite of facing the lack of resources and technical support, are insecure about the conception of the development of creativity in child, they showed the necessity of understanding different representations of creativity and the correct methodology to work with in the current scenario. Thus, we recommend the review of curriculum during teacher s formation and new investments in continuous training of teachers in service.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernanda Dissertacao - defesa Final hoje.pdf: 503285 bytes, checksum: 47804bdb8fb1cfe95f7cc55c980103eb (MD5) Previous issue date: 2015-03-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1486/Fernanda%20Dissertacao%20-%20defesa%20Final%20hoje.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectCriatividade na Educação Infantilpor
dc.subjectFormação Docente.por
dc.subjectChildeng
dc.subjectKindergarten in Creativityeng
dc.subjectTeacher Training.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDesenvolvimento da criatividade da criança: um diálogo com docentes da Educação Infantilpor
dc.title.alternativeDevelopment of child s creativity: a dialog with teachers from kindergarten.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Dissertacao - defesa Final hoje.pdf491,49 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.