Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/935
Tipo do documento: Dissertação
Título: A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia
Título(s) alternativo(s): The philosophy goes to the cinema: The use of film as a teaching resource in teaching philosophy
Autor: Doimo, Diego Augusto 
Primeiro orientador: Gebran, Raimunda Abou
Primeiro membro da banca: Ruiz, Adriano Rodrigues
Segundo membro da banca: Carvalho, Alonso Bezerra de
Resumo: A presente dissertação, intitulada A Filosofia vai ao Cinema: o uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia teve como objetivo analisar o Cinema como recurso didático utilizado para apoiar o Ensino de Filosofia no Currículo Paulista, possibilitando pensar a ação docente por meio de roteiros de aula com o uso de filmes. A relevância da pesquisa justifica-se pelo fato de que a educação contemporânea requer que o professor crie novas estratégias de ensino e utilize recursos diferenciados, buscando uma aprendizagem que seja favorável à compreensão de mundo e a reflexão crítica dos alunos. Esta dissertação contemplou uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e elaboração de roteiros de aula. Os resultados apontam que além de contribuir para a reflexão filosófica, os roteiros de aula podem suscitar novos olhares para uma educação transformadora, promover melhorias na prática docente e preparar cidadãos conscientes para que sejam autores da própria mudança. Espera-se, assim, que os roteiros de aula aqui apresentados, não sejam vistos como um ponto final para essa dissertação, nem mesmo como um instrumento estático e inalterável. Ao contrário, deseja-se que os mesmos possam abrir caminhos para o Ensino de Filosofia, e também para as demais disciplinas, que poderão utilizar-se dessa metodologia e estrutura para elaborar seus próprios roteiros, adequando-os de acordo com a necessidade e realidade em que estiverem inseridas.
Abstract: This dissertation, titled - "The Philosophy goes to the cinema: the use of film as a teaching resource in teaching philosophy" - aimed to analyze the Cinema as a teaching resource used to support the Philosophy of Education in Curriculum Paulista, alowing think the action teaching through lecture tours with the use of film. The relevance of the research is justified by the fact that contemporary education requires the teacher to create new teaching strategies and use different resources, seeking a learning that is conducive to understanding of the world and critical thinking of students. This work included a qualitative approach through literature search, document review and preparation of lesson scripts. The results show that in addition to contributing to philosophical reflection, lecture tours can raise the new looks for a transformative education, promote improvements in teaching practice and prepare for concerned citizens who are perpetrators of change itself. It is hoped, therefore, that the lesson itineraries presented here, are not seen as an end to this thesis, even as unchanging static instrument. Rather, it is desired that they can open paths to the Philosophy of Education, and also to other disciplines, which will be used this methodology and framework to develop your own scripts, adjusting them according to the need and reality in which they are inserted.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia
Cinema
Currículo
Roteiros de Aula.
Philosophy of Education
Cinema
Curriculum
Class itineraries.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: DOIMO, Diego Augusto. The philosophy goes to the cinema: The use of film as a teaching resource in teaching philosophy. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/935
Data de defesa: 24-Jun-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DiegoAugustoDoimo(corrigida)_31_07.pdf807,92 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.