???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/936
Tipo do documento: Dissertação
Título: A leitura de imagem no início do processo de alfabetização e a prática docente dos professores
Título(s) alternativo(s): Image reading at the beginning of the literacy process
Autor: Val, Rosangela Maria Gonçalves 
Primeiro orientador: Barros, Helena Faria de
Primeiro membro da banca: Mansão, Camélia Santina Murgo
Segundo membro da banca: Guimarães, Célia Maria
Resumo: Este trabalho, vinculado à linha de pesquisa dois Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) de Presidente Prudente (SP), teve por objetivo analisar a aplicabilidade da leitura de imagem trabalhada pelo professor de Arte em sua prática pedagógica ao oferecer suporte à alfabetização no Ensino Fundamental. A pesquisa consistiu num estudo de caso com abordagem qualitativa que apreendeu a subjetividade, os significados expressivos, a percepção e a conceituação dos professores especialistas de Arte e professores alfabetizadores pelos procedimentos de observação, entrevista e análise documental. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu em três escolas de Ensino Fundamental, com a participação de seis professores entre titulares de sala da Educação Básica e especialistas em Arte. Os resultados obtidos confirmaram que a Arte, por intermédio da leitura de imagem, pode ser considerada um procedimento de apoio à alfabetização. A observação revelou, também, que faltam formação e instrumentação aos professores especialistas e alfabetizadores. A pesquisa apontou, ainda, que é na prática pedagógica do professor que se verifica a aplicabilidade da leitura de imagem na alfabetização.
Abstract: This study, linked to the research line two - Background Development and Pedagogical Practice of Teachers of the Masters Program in Education at Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) in Presidente Prudente (SP), was carried out to assess the applicability of image reading worked up by the teacher of Arts in his/her pedagogical practice as he/she tries to provide support to literacy development at Grade School level. The research was a case study dealing with a qualitative approach which apprehended subjectivity, expressive meanings, the perception and appraisal of teachers specialized in Arts and teachers of literacy development according to observation procedures, interview and document analysis. The research development took place in three Grade schools, comprising six teachers meant for Basic Education and specialists in Arts. The results achieved in it confirmed that Arts, by means of image reading, may be considered as a procedure which supports literacy development. The observation also showed that such teachers lack background development and resource availability. The research also pointed out that in the teachers pedagogical practice lies the applicability of image reading meant for literacy development.
Palavras-chave: Leitura de imagem
Práticas pedagógicas
Ensino de Arte
Alfabetização.
Image reading
Pedagogical practices
Teaching of Arts
Literacy development.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: VAL, Rosangela Maria Gonçalves. Image reading at the beginning of the literacy process. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/936
Data de defesa: 27-May-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSANGELA VAL UNOESTE Dissertacao Final 26 4.pdf3,44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.