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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeandro Filho, José Antônio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803455470746047por
dc.contributor.advisor1Francisco, Marcos Vinicius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996858773030239por
dc.contributor.referee1Alaniz, érika Porceli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6828027491772575por
dc.contributor.referee2Mendonça, Samuel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6369572439782922por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:25Z-
dc.date.available2015-12-03-
dc.date.issued2015-06-19-
dc.identifier.citationLEANDRO FILHO, José Antônio. Analysis of policy conception of the curriculum São Paulo Faz Escola and the role of the philosophy subject. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/937-
dc.description.resumoO presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa Instituição Educacional e Formação do Professor. O objetivo desta investigação centrou-se na análise da concepção política presente no currículo São Paulo Faz Escola, em relação à disciplina de Filosofia. Está é uma pesquisa crítico-interpretativa e adotou-se como procedimento metodológico a análise documental. Os resultados apontam que a política educacional praticada no estado de São Paulo confere ênfase ao discurso de competências e habilidades, em consonância com os cânones do neoliberalismo. Tais preceitos advêm das influências dos órgãos regulatórios internacionais que se encontram a serviço do capital e que privilegiam exclusivamente a educação voltada para o mercado de trabalho. Constatou-se que o componente curricular de Filosofia torna-se pragmático por meio de um material que chega pronto para professores e alunos. Por trás dessa lógica não há grandes exigências para que o professor tenha um conhecimento aprofundado e tampouco uma formação sólida, bastando apenas dominar algumas habilidades e técnicas para manusear o material. Acrescido à baixa carga horária para aprofundar as diferentes temáticas da Filosofia, os conteúdos, muitas vezes, são abordados aligeirada e superficialmente, o que impede que a disciplina possa desenvolver seu caráter crítico e reflexivo.por
dc.description.abstractThis work is linked to the line of research Educational Institution and Teacher Training. The purpose of this research focused on the analysis of policy conception of the curriculum São Paulo Faz Escola, opposite the Philosophy subject. This is a critical-interpretative research and adopted as a methodological procedure document analysis. The results indicate that the educational policies practiced in the state of São Paulo gives emphasis to speech skills and abilities, in line with the canons of neo-liberalism. These principles come from the influences of international regulatory bodies that are the service of the capital and exclusively favor education aimed at the labor market. It was found that the curricular component of Philosophy becomes pragmatic by a material that gets ready to teachers and students. Behind this logic there is no great demands for the teacher to have in-depth knowledge and so little a solid background, simply master some skills and techniques to handle the material. Plus the low workload to deepen the different themes of Philosophy, content, often are covered shallow, superficial way, which prevents the discipline to develop their critical and reflective character.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO JOSE Antonio_2015 (1).pdf: 256228 bytes, checksum: eb76ffa69c896e082bedfd098027ca14 (MD5) Previous issue date: 2015-06-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1504/DISSERTACAO%20JOSE%20Antonio_2015%20%281%29.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectEducational Policyeng
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnálise da concepção política do currículo São Paulo Faz Escola e o papel da disciplina de filosofiapor
dc.title.alternativeAnalysis of policy conception of the curriculum São Paulo Faz Escola and the role of the philosophy subjecteng
dc.typeDissertaçãopor
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