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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar PRONAF/Infraestrutura e Serviços Municipais em Alfredo Marcondes (SP): História, Organização, Cidadania e Educação
Título(s) alternativo(s): National Program Management of Family Farming PRONAF in the municipality of Alfredo Marcondes (SP): history, organization, citizenship and education.
Autor: Oliveira, Aparecida José Martines de 
Primeiro orientador: Santos Filho, José Camilo dos
Primeiro membro da banca: Hespanhol, Rosângela Aparecida de Medeiros
Segundo membro da banca: Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan
Resumo: O presente estudo apresenta uma reflexão sobre a educação política e a gestão dos saberes populares que garantiram o exercício da cidadania ativa ocorrida, no planejamento e implementação do Programa Nacional da Agricultura Familiar PRONAF/ Infraestrutura e Serviços Municipais, implantado em Alfredo Marcondes, Estado de São Paulo, tendo como partícipes os produtores familiares organizados no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural CMDR e na Associação dos Produtores Rurais de Alfredo Marcondes APRAM. O objetivo central foi investigar o aprendizado para o exercício da cidadania ativa ocorrido nesses espaços de educação não formal, a partir da relação de parceria estabelecida com o governo local e com a experiência cogestora dos agricultores familiares deste município, discutindo as conquistas e pedagogizando os conflitos que permeiam a experiência da gestão social dos bens públicos, colocados à disposição da APRAM pela Prefeitura Municipal. O trabalho percorreu a estrutura e o funcionamento da APRAM e do CMDR e suas articulações, com as esferas do governo municipal, estadual e federal, tentando refletir a dimensão sócio-educativa da participação política enquanto ela ocorre nas diversas instituições públicas e instâncias do poder local. Trata-se de pesquisa qualitativa cujos resultados apontam para a positividade educativa do processo de gestão participativa que engendra o cidadão ativo. Para a educação formal, caracterizada por práticas escolares e relações sociais hierarquizadas e formatadas, essa é a real contribuição dessa pesquisa.
Abstract: The following study shows a reflection on policy education and the popular knowledge management that ensured the active citizenship occurred, in the planning and implementation of the National Program of Family farming PRONAF/ Infrastructure and municipal services, implanted in Alfredo Marcondes, state of São Paulo, as participants having family farmers organized in the Municipal Council of Rural Development CMDR and the Association of Rural Producers of Alfredo Marcondes APRAM. The main objective is to investigation the learning of active citizenship occurred in these space non-formal education, from the partnership with local government and co-manager experience of the farmers of this municipality, discussing the achievements and teaching the conflicts that permeate the experience of social management of public goods, available to the APRAM by the municipally city hall. The work will cover the structure and functioning of APRAM and CMDR and yours joints, with the municipal, state and federal spheres, trying to reflect the scale socioeducative of the political participation as it occurs in various public institutions and local government bodies.
Palavras-chave: Participação Política
Cidadania Ativa
Gestão dos Saberes Populares
Educação Não Formal
Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural CMDR/ Associação dos Produtores Rurais de Alfredo Marcondes.
Politic Participation
Active Citizenship
Public Knowledge Management
Non-formal Education
Non-governmental Organization/Third Sector
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: OLIVEIRA, Aparecida José Martines de. National Program Management of Family Farming PRONAF in the municipality of Alfredo Marcondes (SP): history, organization, citizenship and education.. 2014. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/939
Data de defesa: 29-Mai-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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