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http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/939
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Gestão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar PRONAF/Infraestrutura e Serviços Municipais em Alfredo Marcondes (SP): História, Organização, Cidadania e Educação |
Título(s) alternativo(s): | National Program Management of Family Farming PRONAF in the municipality of Alfredo Marcondes (SP): history, organization, citizenship and education. |
Autor: | Oliveira, Aparecida José Martines de |
Primeiro orientador: | Santos Filho, José Camilo dos |
Primeiro membro da banca: | Hespanhol, Rosângela Aparecida de Medeiros |
Segundo membro da banca: | Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan |
Resumo: | O presente estudo apresenta uma reflexão sobre a educação política e a gestão dos saberes populares que garantiram o exercício da cidadania ativa ocorrida, no planejamento e implementação do Programa Nacional da Agricultura Familiar PRONAF/ Infraestrutura e Serviços Municipais, implantado em Alfredo Marcondes, Estado de São Paulo, tendo como partícipes os produtores familiares organizados no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural CMDR e na Associação dos Produtores Rurais de Alfredo Marcondes APRAM. O objetivo central foi investigar o aprendizado para o exercício da cidadania ativa ocorrido nesses espaços de educação não formal, a partir da relação de parceria estabelecida com o governo local e com a experiência cogestora dos agricultores familiares deste município, discutindo as conquistas e pedagogizando os conflitos que permeiam a experiência da gestão social dos bens públicos, colocados à disposição da APRAM pela Prefeitura Municipal. O trabalho percorreu a estrutura e o funcionamento da APRAM e do CMDR e suas articulações, com as esferas do governo municipal, estadual e federal, tentando refletir a dimensão sócio-educativa da participação política enquanto ela ocorre nas diversas instituições públicas e instâncias do poder local. Trata-se de pesquisa qualitativa cujos resultados apontam para a positividade educativa do processo de gestão participativa que engendra o cidadão ativo. Para a educação formal, caracterizada por práticas escolares e relações sociais hierarquizadas e formatadas, essa é a real contribuição dessa pesquisa. |
Abstract: | The following study shows a reflection on policy education and the popular knowledge management that ensured the active citizenship occurred, in the planning and implementation of the National Program of Family farming PRONAF/ Infrastructure and municipal services, implanted in Alfredo Marcondes, state of São Paulo, as participants having family farmers organized in the Municipal Council of Rural Development CMDR and the Association of Rural Producers of Alfredo Marcondes APRAM. The main objective is to investigation the learning of active citizenship occurred in these space non-formal education, from the partnership with local government and co-manager experience of the farmers of this municipality, discussing the achievements and teaching the conflicts that permeate the experience of social management of public goods, available to the APRAM by the municipally city hall. The work will cover the structure and functioning of APRAM and CMDR and yours joints, with the municipal, state and federal spheres, trying to reflect the scale socioeducative of the political participation as it occurs in various public institutions and local government bodies. |
Palavras-chave: | Participação Política Cidadania Ativa Gestão dos Saberes Populares Educação Não Formal Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural CMDR/ Associação dos Produtores Rurais de Alfredo Marcondes. Politic Participation Active Citizenship Public Knowledge Management Non-formal Education Non-governmental Organization/Third Sector |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Aparecida José Martines de. National Program Management of Family Farming PRONAF in the municipality of Alfredo Marcondes (SP): history, organization, citizenship and education.. 2014. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/939 |
Data de defesa: | 29-Mai-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao Cidinha 10_03_2015 PUBLICAR.pdf | 16,64 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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