Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/941
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacedo, Iraci de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0569739506207658por
dc.contributor.advisor1Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.contributor.referee1Scheide, Tereza de Jesus Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020376102015334por
dc.contributor.referee2Leal, Antonio Cezar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0761968373272452por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:26Z-
dc.date.available2008-02-19-
dc.date.issued2007-06-20-
dc.identifier.citationMACEDO, Iraci de Souza. Ambient Education in School Context of Average Education. 2007. 188 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/941-
dc.description.resumoEsta pesquisa, Educação Ambiental no Contexto Escolar do Ensino Médio, tem como escopo analisar o desenvolvimento das práticas pedagógicas concernentes à questão ambiental, o nível de qualidade da formação teórica e os procedimentos metodológicos decorrentes da temática em questão, enfatizando as ações desenvolvidas na E. E. Francisco Pessoa, na cidade de Presidente Prudente. Optou-se pela análise da prática educacional (Estudo de Caso), Pesquisa Qualitativa, definindo-se como método de Coleta dos Dados, a Análise Documental, que permitiram identificar informações, nos documentos pesquisados, os quais nortearam a pesquisa, verificação e comprovação da hipótese inicial de que a Educação Ambiental no Ensino Médio tem trabalhado a construção das questões ambientais a partir de conceitos teóricos distorcidos. Esta pesquisa contempla a análise e reflexão crítica sobre a prática escolar ambiental no Ensino Médio e a descrição tem caráter documental, visto que tem como objeto de análise, Relatórios Finais de Estágios, Proposta Pedagógica, Plano de Gestão e Planos de Aulas de professores, além de questionários aplicados a alunos, professores e equipe gestora.por
dc.description.abstractThis research, Environmental Education in the School Context of High School, has as mark to analyze the development of the concerning pedagogic practices to the environmental subject, the level of quality of the theoretical formation and the current methodological procedures of the theme in question, emphasizing the actions developed in E. E. Francisco Pessoa, in Presidente Prudente. She chose for the analysis of the education practice (Case Study), Qualitative Research, defined as method of Data Collection, Documental Analysis, which allowed identifying information in the researched documents, which orientated the research, verification and proof of the initial hypothesis that the Environmental Education in High School has worked the construction of the environmental subjects from distorted theoretical concepts. This research contemplates the analysis and critical reflection on the environmental school practice in High School and the description has documental character, it has as analysis object, Final Reports of Apprenticeships, Pedagogic Proposal, Plan of Administration and teachers' Classes Plans, besides applied questionnaires to students, teachers and manager equip, which contributed so that, in the end of this research, relevant data concerning the used methodologies, so much for Francisco Pessoa, as for the partners, mainly those involved in projects of Environmental Education, could review their practices and improve the results obtained during the construction process of the teaching and learning, as well as, to contemplate about the complexity, that is inherent to the environmental projects and the school context in which they happen.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IRACI_DISSERTACAO_COMPLETA.pdf: 2044570 bytes, checksum: 3c049f667ecbf913ac09c03f105f554c (MD5) Previous issue date: 2007-06-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1526/IRACI_DISSERTACAO_COMPLETA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectCotidiano Escolarpor
dc.subjectPrática Escolar Ambiental.por
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectDaily Schooleng
dc.subjectEnvironmental School Practiceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação ambiental no contexto escolar do ensino médiopor
dc.title.alternativeAmbient Education in School Context of Average Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRACI_DISSERTACAO_COMPLETA.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.