???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/943
Tipo do documento: Dissertação
Título: A atuação do professor coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional dos docentes
Título(s) alternativo(s): The work of the Pedagogical Coordinator Theacher in the professional development of the professors
Autor: Caseiro, Luzia de Lourdes 
Primeiro orientador: Barros, Helena Faria de
Primeiro membro da banca: Gebran, Raimunda Abou
Segundo membro da banca: Lima, José Milton de
Resumo: A presente pesquisa, focalizou a formação continuada dos professores pela capacitação em serviço promovida por uma professora coordenadora. Analisou como foram planejadas e executadas essas ações na escola - nas reuniões semanais do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo e no acompanhamento cotidiano da execução do trabalho docente, em sala de aula. Um projeto de trabalho em leitura foi executado como oportunidade de acompanhar a capacitação dos professores pela coordenadora, ao mesmo tempo em que atendeu às necessidades educativas dos alunos daquele grupo de educadores. A investigação foi definida numa abordagem quanti-qualitativa como pesquisa colaborativa e permitiu verificar a prática adotada pela coordenação pedagógica junto ao grupo de professores. Enquanto pesquisadora, participei diversas vezes como observadora do desenvolvimento das atividades propostas pela pesquisa. Pequenas intervenções foram realizadas como colaboradora com o aval dos docentes na execução do projeto de trabalho em leitura, em atendimento às solicitações do próprio grupo atuante. Questionários, observações, conversas informais e registros num diário de bordo foram utilizados. Quadros e gráficos foram elaborados como síntese dos dados obtidos. Fotos foram anexadas para aclarar o que foi feito nos projetos de trabalho sobre leitura.Os sujeitos desta pesquisa foram uma Professora Coordenadora Pedagógica e vinte e dois professores de uma escola pública do Ciclo I do Ensino Fundamental, localizada na cidade de Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo. O desenvolvimento da pesquisa demonstrou que é essencial o Coordenador Pedagógico contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica daqueles que se encontram sob sua coordenação sendo pesquisador de estratégias que lhe permita auxiliar seus coordenados a rever, entender e transformar sua prática, seja em sala de aula, seja em outro ambiente de trabalho. É preciso que ele seja, antes de tudo, um profissional preocupado em refletir sobre o seu próprio trabalho e buscar constantemente investir em sua própria capacitação. È necessário que esse coordenador faça constantes estudos na área de formação de professores e de ensino e aprendizagem. A execução de um projeto de trabalho em leitura colaborou com o grupo pesquisado no aprimoramento da formação continuada realizada na escola e obrigou a reflexão sobre a elaboração de projetos de trabalho e às práticas de leitura existentes até então, com resultados na aprendizagem dos alunos. Ao mesmo tempo, auxiliou o grupo pesquisado no embasamento teórico necessário à reflexão, organização e avaliação de ações que contemplaram as necessidades dos alunos.
Abstract: The present research, focused the continued formation of the professors for the qualification in service promoted for a coordinating teacher. It analyzed how these actions had been planned and executed in the school in the weekly meetings of the Collective Pedagogical Working Schedule and the daily attendance of the execution of the teaching work, in the classroom. A project of reading work was executed as opportunity to follow the qualification of the professor for the coordinator; at the same time it attended the educative necessities of the pupils of that group of educators. The investigation was defined in a quanti-qualitative boarding as collaboration research and it allowed to verify the practice adopted for the pedagogical coordination next to the group of professors. While I was a researcher, I participated several times as observer of the development of the activities purposed by the research. Small interventions were made as collaborating with the endorsement of the professors in the execution of the project of reading work, in attendance to the requests of the operating group itself. Questionnaires, comments, colloquies and registers in a daily notebook had been used. Pictures and graphs were elaborated as synthesis of the gotten data. Photos were annexed to clarify what was made in the projects of reading work. The participants of this research were a Pedagogical Coordinating Teacher and twenty two professors of a public school of Cycle I of Basic School, located in the city of Presidente Prudente, in the interior of São Paulo State. The research development demonstrated that it is essential to the Pedagogical Coordinator to contribute for the improvement of the Pedagogical practice of those that are under your coordination, being a strategies researcher that allows to auxiliate your subordinates to review, to understand and to transform their way, either in the classroom or in another environment of work. It is necessary the professional to be the one worried in reflecting on its proper work and constantly search to invest in its own qualification. It is necessary that this coordinator makes frequents studies in the area of professors formation and education and learning. The execution of a project of reading work collaborated with the searched group in the improvement of the continued formation in the school and compelled the reflection about the projects elaboration and the practices of reading until then, with results in the learning of the students. At the same time, it assisted the searched group in the necessary theoric basis to the reflection, organization and evaluation of actions that contemplated the necessities of the pupils.
Palavras-chave: Orientadores educacionais
Formação profissional
Educação permanente
School counselors
Job training
Continuing education
Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: CASEIRO, Luzia de Lourdes. The work of the Pedagogical Coordinator Theacher in the professional development of the professors. 2007. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/943
Data de defesa: 8-Aug-2007
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUZIA_DISSERTACAO_08_10_2007.pdf5,97 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.