Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/944
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica |
Título(s) alternativo(s): | Mathematics Curriculum of São Paulo State and Saresp - Critical analysis |
Autor: | Santade, Susimara |
Primeiro orientador: | Ruiz, Adriano Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Barros, Helena Faria de |
Segundo membro da banca: | Lima, Vanda Moreira Machado |
Resumo: | A presente pesquisa está vinculada à linha 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, do Programa Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste Presidente Prudente - SP). Trata-se de uma pesquisa documental cujo objetivo foi analisar as atividades de tratamento da informação contidas nos materiais que permeiam o currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, confrontando-as com as questões do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) dentro do mesmo eixo temático, verificando, assim, se o currículo está condizente com as questões da avaliação externa. A análise centrou-se na aprendizagem matemática tanto na série avaliada externamente quinto ano quanto na série posterior sexto ano , pois o currículo foca a aprendizagem em espiral. No transcorrer da pesquisa, foi possível verificar, no contexto da educação paulista, as potencialidades esperadas (se as questões do currículo estão associadas às questões do Saresp) e as fragilidades (a apresentação do eixo temático Tratamento da Informação, apenas no último bimestre, em ambos os materiais analisados). Observou-se, também, que os discentes têm apresentado baixo rendimento escolar na avaliação externa. |
Abstract: | This research is linked to line 2 - Formation and Pedagogical Practice of Teacher Professional, of Master Program in Education from University of Oeste Paulista (Unoeste - Presidente Prudente - SP). It is a documentary research whose purpose was to analyze the activities of treatment of information contained in the materials that permeate the curriculum of Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, confronting them with the questions of Educational Performance Evaluation System of São Paulo State (Saresp) inside the same thematic area, checking if the curriculum corresponds with the questions of external evaluation. The analysis focused on mathematics learning both evaluated series- fifth year and in subsequent series the sixth year, because the curriculum focuses on spiral learning . In the course of research was possible to check, in the context of paulista education, the potentialities (if the curriculum questions are associated with Saresp questions) and weaknesses (presentation of thematic area Treatment of Information only the last two months in both materials analyzed). It was also observed that the students have shown low school performance in external evaluation. |
Palavras-chave: | Aprendizagem matemática Tratamento da informação Avaliação externa Mathematics Learning Treatment of information External evaluation |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | SANTADE, Susimara. Mathematics Curriculum of São Paulo State and Saresp - Critical analysis. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/944 |
Data de defesa: | 20-Ago-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Susimara Santade - UNOESTE_Dissertacao.pdf | 3,42 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.