Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/944
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantade, Susimara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5090889361785577por
dc.contributor.advisor1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee1Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190por
dc.contributor.referee2Lima, Vanda Moreira Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9057705430758200por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:26Z-
dc.date.available2016-07-01-
dc.date.issued2015-08-20-
dc.identifier.citationSANTADE, Susimara. Mathematics Curriculum of São Paulo State and Saresp - Critical analysis. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/944-
dc.description.resumoA presente pesquisa está vinculada à linha 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, do Programa Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste Presidente Prudente - SP). Trata-se de uma pesquisa documental cujo objetivo foi analisar as atividades de tratamento da informação contidas nos materiais que permeiam o currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, confrontando-as com as questões do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) dentro do mesmo eixo temático, verificando, assim, se o currículo está condizente com as questões da avaliação externa. A análise centrou-se na aprendizagem matemática tanto na série avaliada externamente quinto ano quanto na série posterior sexto ano , pois o currículo foca a aprendizagem em espiral. No transcorrer da pesquisa, foi possível verificar, no contexto da educação paulista, as potencialidades esperadas (se as questões do currículo estão associadas às questões do Saresp) e as fragilidades (a apresentação do eixo temático Tratamento da Informação, apenas no último bimestre, em ambos os materiais analisados). Observou-se, também, que os discentes têm apresentado baixo rendimento escolar na avaliação externa.por
dc.description.abstractThis research is linked to line 2 - Formation and Pedagogical Practice of Teacher Professional, of Master Program in Education from University of Oeste Paulista (Unoeste - Presidente Prudente - SP). It is a documentary research whose purpose was to analyze the activities of treatment of information contained in the materials that permeate the curriculum of Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, confronting them with the questions of Educational Performance Evaluation System of São Paulo State (Saresp) inside the same thematic area, checking if the curriculum corresponds with the questions of external evaluation. The analysis focused on mathematics learning both evaluated series- fifth year and in subsequent series the sixth year, because the curriculum focuses on spiral learning . In the course of research was possible to check, in the context of paulista education, the potentialities (if the curriculum questions are associated with Saresp questions) and weaknesses (presentation of thematic area Treatment of Information only the last two months in both materials analyzed). It was also observed that the students have shown low school performance in external evaluation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Susimara Santade - UNOESTE_Dissertacao.pdf: 3499544 bytes, checksum: aa3051abc5b384968e0bbec0f5fdd118 (MD5) Previous issue date: 2015-08-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1509/Susimara%20Santade%20-%20UNOESTE_Dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem matemáticapor
dc.subjectTratamento da informaçãopor
dc.subjectAvaliação externapor
dc.subjectMathematics Learningeng
dc.subjectTreatment of informationeng
dc.subjectExternal evaluationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCurrículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise críticapor
dc.title.alternativeMathematics Curriculum of São Paulo State and Saresp - Critical analysiseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Susimara Santade - UNOESTE_Dissertacao.pdf3,42 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.