Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoimbra, Geslaine Bezerra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1329201596790279por
dc.contributor.advisor1Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.contributor.referee1Souza, Renata Junqueira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778200016779533por
dc.contributor.referee2Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967248644893507por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:27Z-
dc.date.available2008-03-14-
dc.date.issued2007-06-21-
dc.identifier.citationCOIMBRA, Geslaine Bezerra. A formação do leitor competente: um estudo sobre a prática de ensino de professores de 5ª série. 2007. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/948-
dc.description.resumoO presente estudo está associado à Área de Concentração: Práxis Pedagógicas e Gestão de Ambientes Educacionais, tendo como objetivo de investigação a formação de leitores competentes por intermédio da prática de professoras de Língua Portuguesa em turmas de 5ª série. A pesquisa desenvolveu-se durante o ano de 2006, em uma das escolas estaduais, no município de Presidente Venceslau. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com delineamento de estudo de caso, na qual participaram duas professoras de Língua Portuguesa das turmas de 5ª série da manhã e da tarde, identificadas como professoras X e Y, respectivamente, e uma professora readaptada que atua na biblioteca da escola, professora Z. Além dessas docentes, fizeram parte da pesquisa setenta e seis alunos e seus familiares. Para a coleta de dados, realizou-se a análise do Plano Gestor 2002, Projeto Político Pedagógica da instituição, Planos de Ensino das professoras, registros em diários de classes, questionários, entrevistas semi-estruturadas com as professoras, registros de atividades de alunos, observações dos espaços escolares e observações da prática docente em sala de aula. A análise dos registros indicou que, apesar das professoras, em sua prática docente, fazerem uso de textos diversificados, utilizarem estratégias de leitura, planejarem suas ações e estabelecerem objetivos para as leituras realizadas, é necessário um repensar com relação ao aprimoramento de sua metodologia. Os registros obtidos revelam que as educadoras preocupam-se com a formação leitora e escritora dos alunos, entretanto, de acordo com a literatura de apoio, devem aprimorar sua prática. Propomos o estudo contínuo e a reflexão sobre o uso das estratégias de ensino de leitura e sobre a utilização dos textos na perspectiva de gêneros textuais, em sala de aula. Acreditamos que dessa maneira as educadoras poderão contribuir, de forma mais efetiva, na formação de sujeitos mais participativos na sociedade, capazes de reconhecerem seu contexto social e de interagirem como agentes transformadores de sua realidade, como - leitores realmente competentes.por
dc.description.abstractThe present study is associated to the Area of Concentration: Pedagogic Práxis and Educacional Environment Management, aiming the competent readers' formation through the teachers' Portuguese Language practice in groups of fifth series. The research developed in 2006, in one of the state schools, in the municipal district of Presidente Venceslau. It is a qualitative research, with the matter study plan, in which two Portuguese Language teachers of the morning and afternoon fifth grades groups took part, identified like teachers X and Y, respectively, and a readapted teacher acting at the library of the school, teacher Z. Besides those educational ones, seventy six students and their relatives took part in the research. For the data collection, took place the following: the analysis of the Manager 2002 Plan, a Political Pedagogic Project of the institution, Plans of the teachers' Teaching, diaries of classes registrations, questionnaires, semi-structured interviews with the teachers, students' activities registrations, observations of the school spaces and observations of the educational practice in classroom. The analysis of the registrations indicated that in spite of the teachers, in their educational practice they use diversified texts, they use reading strategies, they plan their actions and they establish objectives for the accomplished readings, it is necessary to rethink regarding to the refinement of their methodology. The acquired registrations reveal that the educators worry about the reader formation and the students' writer, however, in agreement with the support literature, they should improve their practice. We propose the refinement search through continuous study and the reflection about the strategies use of reading teaching and about the use of the texts in the perspective of textual genders in the classroom. We believe that following this way the educators can contribute, in a more effective way, in the formation of subjects more participants in the society, capable of recognize their social context and interact as agents transformers of their reality, as - really competent readers.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GESLAINE_DISSERTACAO.pdf: 5650240 bytes, checksum: a14ff5cb70e559c41e519ca6b11f67e3 (MD5) Previous issue date: 2007-06-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1534/GESLAINE_DISSERTACAO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectLeitura (Ensino de primeiro grau)por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectStudent teachingeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA formação do leitor competente: um estudo sobre a prática de ensino de professores de 5ª sériepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GESLAINE_DISSERTACAO.pdf5,52 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.