???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/950
Tipo do documento: Dissertação
Título: A visão dos professores frente ao uso pedagógico do computador em uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Maringá /PR.
Título(s) alternativo(s): The vision of teachers facing the use of computer pedagogic in a public school, elementary education of the city of Maringá/PR/Brasil.
Autor: Fernandes, Margarete de Fátima 
Primeiro orientador: Gitahy, Raquel Rosan Christino
Primeiro membro da banca: Capelo, Maria Regina Clivati
Segundo membro da banca: Shimizu, Alessandra de Morais
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é conhecer o pensamento dos atuais professores de Escola Pública de Ensino Fundamental da cidade de Maringá sobre o uso do computador enquanto ferramenta pedagógica. Faz-se também uma reflexão sobre a utilização do computador na sala de aula e suas implicações, a partir da identificação dos argumentos dos professores. A revisão da literatura analisa os elementos: professores e computadores, buscando um entendimento do novo paradigma educacional, que transforma a escola em um ambiente de aprendizagem rica em recursos didáticos tecnológicos. Essa mesma visão é colocada por vários autores que abordamos aqui como Papert, Lévy, Candau, Moraes, Morin, Valente, Penteado, Sampaio e Leite, Nóvoa, Noblit e Oliveira, que defendem esta ferramenta; bem como, trabalhos de Gómez, Moran e Setzer, que ainda se colocam contra ao uso da ferramenta como instrumento pedagógico, entre outros. Além da pesquisa bibliográfica, realizou-se a pesquisa de campo com professores de uma Escola de Ensino Fundamental, da Rede Pública Estadual da cidade de Maringá/Pr, num total de 45 professores que responderam a um questionário semi-dirigido com perguntas abertas e fechadas. Os principais resultados da pesquisa revelaram um professor ainda muito resistente ao uso dessa nova ferramenta pedagógica, mas também sem a formação e infra-estrutura necessária a nova forma de fazer educação, respaldada no impacto que as novas tecnologias estão produzindo sobre a sociedade.
Abstract: The objective of this inquiry is to know the thought of the current teachers of the Public school of Basic Teaching of the city of Maringá on the use of the computer while pedagogic tool. A reflection is done also on the use of the computer in the classroom and his implications, from the identification of the arguments of the teachers. The revision of the literature analyses the elements: teachers and computers, looking for an understanding of the new education paradigm, which turns the school into an environment of rich apprenticeship into educational technological resources. The same vision is put by several authors whom we approach here like Papert, Lévy, Candau, Moraes, Morin, Bravely, Hairdo, Sampaio and Milk, Nóvoa, Noblit and Olive tree, which they defend this tool; as well as, works of Gómez, Moran and Setzer, which are still put against to the use of the tool like pedagogic instrument, between others. Besides the bibliographical inquiry, the field work happened with teachers of an School of Basic Teaching, of the Public State Net of the city of Maringá/Pr, in a total of 46 teachers who responded to a quantitative / qualitative questionnaire. The principal results of the inquiry revealed a teacher still very resistant to the use of this new pedagogic tool, but also without the formation and necessary infrastructure to the new form of doing education polished in the impact what the new technologies are producing on the society.
Palavras-chave: Inovações educacionais
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Escolas públicas
Professores
Education Innovations
Educational technology
Computer-assisted instruction
Common schools
Teachers
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: FERNANDES, Margarete de Fátima. The vision of teachers facing the use of computer pedagogic in a public school, elementary education of the city of Maringá/PR/Brasil.. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/950
Data de defesa: 21-Nov-2007
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARGARET_MESTRADO_21_02_08.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.