Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Margarete de Fátima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0409753244475482por
dc.contributor.advisor1Gitahy, Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746por
dc.contributor.referee1Capelo, Maria Regina Clivati-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590048838322287por
dc.contributor.referee2Shimizu, Alessandra de Morais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5280609431204460por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:27Z-
dc.date.available2008-04-29-
dc.date.issued2007-11-21-
dc.identifier.citationFERNANDES, Margarete de Fátima. The vision of teachers facing the use of computer pedagogic in a public school, elementary education of the city of Maringá/PR/Brasil.. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/950-
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa é conhecer o pensamento dos atuais professores de Escola Pública de Ensino Fundamental da cidade de Maringá sobre o uso do computador enquanto ferramenta pedagógica. Faz-se também uma reflexão sobre a utilização do computador na sala de aula e suas implicações, a partir da identificação dos argumentos dos professores. A revisão da literatura analisa os elementos: professores e computadores, buscando um entendimento do novo paradigma educacional, que transforma a escola em um ambiente de aprendizagem rica em recursos didáticos tecnológicos. Essa mesma visão é colocada por vários autores que abordamos aqui como Papert, Lévy, Candau, Moraes, Morin, Valente, Penteado, Sampaio e Leite, Nóvoa, Noblit e Oliveira, que defendem esta ferramenta; bem como, trabalhos de Gómez, Moran e Setzer, que ainda se colocam contra ao uso da ferramenta como instrumento pedagógico, entre outros. Além da pesquisa bibliográfica, realizou-se a pesquisa de campo com professores de uma Escola de Ensino Fundamental, da Rede Pública Estadual da cidade de Maringá/Pr, num total de 45 professores que responderam a um questionário semi-dirigido com perguntas abertas e fechadas. Os principais resultados da pesquisa revelaram um professor ainda muito resistente ao uso dessa nova ferramenta pedagógica, mas também sem a formação e infra-estrutura necessária a nova forma de fazer educação, respaldada no impacto que as novas tecnologias estão produzindo sobre a sociedade.por
dc.description.abstractThe objective of this inquiry is to know the thought of the current teachers of the Public school of Basic Teaching of the city of Maringá on the use of the computer while pedagogic tool. A reflection is done also on the use of the computer in the classroom and his implications, from the identification of the arguments of the teachers. The revision of the literature analyses the elements: teachers and computers, looking for an understanding of the new education paradigm, which turns the school into an environment of rich apprenticeship into educational technological resources. The same vision is put by several authors whom we approach here like Papert, Lévy, Candau, Moraes, Morin, Bravely, Hairdo, Sampaio and Milk, Nóvoa, Noblit and Olive tree, which they defend this tool; as well as, works of Gómez, Moran and Setzer, which are still put against to the use of the tool like pedagogic instrument, between others. Besides the bibliographical inquiry, the field work happened with teachers of an School of Basic Teaching, of the Public State Net of the city of Maringá/Pr, in a total of 46 teachers who responded to a quantitative / qualitative questionnaire. The principal results of the inquiry revealed a teacher still very resistant to the use of this new pedagogic tool, but also without the formation and necessary infrastructure to the new form of doing education polished in the impact what the new technologies are producing on the society.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARGARET_MESTRADO_21_02_08.pdf: 1042322 bytes, checksum: 31bcda287037566dcae46d4d374c7736 (MD5) Previous issue date: 2007-11-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1490/MARGARET_MESTRADO_21_02_08.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInovações educacionaispor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpor
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducation Innovationseng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectComputer-assisted instructioneng
dc.subjectCommon schoolseng
dc.subjectTeacherseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA visão dos professores frente ao uso pedagógico do computador em uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Maringá /PR.por
dc.title.alternativeThe vision of teachers facing the use of computer pedagogic in a public school, elementary education of the city of Maringá/PR/Brasil.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARGARET_MESTRADO_21_02_08.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.