Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/950
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fernandes, Margarete de Fátima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0409753244475482 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gitahy, Raquel Rosan Christino | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2170926949956746 | por |
dc.contributor.referee1 | Capelo, Maria Regina Clivati | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5590048838322287 | por |
dc.contributor.referee2 | Shimizu, Alessandra de Morais | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5280609431204460 | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-18T17:54:27Z | - |
dc.date.available | 2008-04-29 | - |
dc.date.issued | 2007-11-21 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Margarete de Fátima. The vision of teachers facing the use of computer pedagogic in a public school, elementary education of the city of Maringá/PR/Brasil.. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/950 | - |
dc.description.resumo | O objetivo dessa pesquisa é conhecer o pensamento dos atuais professores de Escola Pública de Ensino Fundamental da cidade de Maringá sobre o uso do computador enquanto ferramenta pedagógica. Faz-se também uma reflexão sobre a utilização do computador na sala de aula e suas implicações, a partir da identificação dos argumentos dos professores. A revisão da literatura analisa os elementos: professores e computadores, buscando um entendimento do novo paradigma educacional, que transforma a escola em um ambiente de aprendizagem rica em recursos didáticos tecnológicos. Essa mesma visão é colocada por vários autores que abordamos aqui como Papert, Lévy, Candau, Moraes, Morin, Valente, Penteado, Sampaio e Leite, Nóvoa, Noblit e Oliveira, que defendem esta ferramenta; bem como, trabalhos de Gómez, Moran e Setzer, que ainda se colocam contra ao uso da ferramenta como instrumento pedagógico, entre outros. Além da pesquisa bibliográfica, realizou-se a pesquisa de campo com professores de uma Escola de Ensino Fundamental, da Rede Pública Estadual da cidade de Maringá/Pr, num total de 45 professores que responderam a um questionário semi-dirigido com perguntas abertas e fechadas. Os principais resultados da pesquisa revelaram um professor ainda muito resistente ao uso dessa nova ferramenta pedagógica, mas também sem a formação e infra-estrutura necessária a nova forma de fazer educação, respaldada no impacto que as novas tecnologias estão produzindo sobre a sociedade. | por |
dc.description.abstract | The objective of this inquiry is to know the thought of the current teachers of the Public school of Basic Teaching of the city of Maringá on the use of the computer while pedagogic tool. A reflection is done also on the use of the computer in the classroom and his implications, from the identification of the arguments of the teachers. The revision of the literature analyses the elements: teachers and computers, looking for an understanding of the new education paradigm, which turns the school into an environment of rich apprenticeship into educational technological resources. The same vision is put by several authors whom we approach here like Papert, Lévy, Candau, Moraes, Morin, Bravely, Hairdo, Sampaio and Milk, Nóvoa, Noblit and Olive tree, which they defend this tool; as well as, works of Gómez, Moran and Setzer, which are still put against to the use of the tool like pedagogic instrument, between others. Besides the bibliographical inquiry, the field work happened with teachers of an School of Basic Teaching, of the Public State Net of the city of Maringá/Pr, in a total of 46 teachers who responded to a quantitative / qualitative questionnaire. The principal results of the inquiry revealed a teacher still very resistant to the use of this new pedagogic tool, but also without the formation and necessary infrastructure to the new form of doing education polished in the impact what the new technologies are producing on the society. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-18T17:54:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARGARET_MESTRADO_21_02_08.pdf: 1042322 bytes, checksum: 31bcda287037566dcae46d4d374c7736 (MD5) Previous issue date: 2007-11-21 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1490/MARGARET_MESTRADO_21_02_08.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Oeste Paulista | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNOESTE | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inovações educacionais | por |
dc.subject | Tecnologia educacional | por |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | por |
dc.subject | Escolas públicas | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Education Innovations | eng |
dc.subject | Educational technology | eng |
dc.subject | Computer-assisted instruction | eng |
dc.subject | Common schools | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A visão dos professores frente ao uso pedagógico do computador em uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Maringá /PR. | por |
dc.title.alternative | The vision of teachers facing the use of computer pedagogic in a public school, elementary education of the city of Maringá/PR/Brasil. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARGARET_MESTRADO_21_02_08.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.