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DC FieldValueLanguage
dc.creatorPonçano, Neuza Aparecida Gibim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1740803810191061por
dc.contributor.advisor1Moretti, Lucia Helena Tiosso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8367557846787155por
dc.contributor.referee1Scheide, Tereza de Jesus Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020376102015334por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Arilda Inês Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0145582434192657por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:27Z-
dc.date.available2008-02-25-
dc.date.issued2007-12-05-
dc.identifier.citationPONÇANO, Neuza Aparecida Gibim. Dyslexia: a learning impairment from teachers point of view a case study. 2007. 8 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/951-
dc.description.resumoO estudo apresentado nesta dissertação teve como objetivo investigar como as dificuldades de aprendizagem são percebidas pelos professores e se eles demonstram ter os conhecimentos imprescindíveis para atender às necessidades de seus alunos, especificamente sobre a dislexia, nosso foco principal. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória qualitativa, delineada como Estudo de Caso, que teve como objeto de investigação a equipe docente de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Presidente Prudente. Dos 28 questionários entregues, 17 retornaram, tendo sido 15 respondidos por professoras e 2, por professores. A análise dos dados revelou a existência de uma lacuna nos cursos de formação de professores no que concerne ao estudo das dificuldades de aprendizagem. Embora os docentes sejam capazes de perceber os problemas apresentados pelos alunos, faltam-lhes conhecimentos que lhes permitam identificá-los e compreendê-los para que possam, enfim, proporem o encaminhamento adequado a cada caso. No entanto, a pesquisa apontou também existirem alguns professores, conscientes dessa falha em sua formação, que procuram buscar informações visando superar os obstáculos que impedem o desenvolvimento pleno de seus alunos. O simples fato de instituições escolares estarem abertas à pesquisa já demonstra haver um interesse por novos conhecimentos e, conseqüentemente, a possibilidade de um novo olhar para as dificuldades de aprendizagem, entre elas, a dislexia.por
dc.description.abstractThe aim of this essay is to determine how learning impairments, especially dyslexia, are perceived by teachers and whether they possess knowledge to serve students special needings, mainly those who present that disorder. A case study, as a qualitative exploratory research was developed and took place at a private school in Presidente Prudente. From the 28 questionnaires that were sent to the group of teachers, 17 returned, having been answered by 15 women and 2 men. Data analyses have pointed out that during their college years teachers are not prepared to cope with learning impairments. Although teachers are able to detect when a student has a problem, they do not have theory bases which allow them to identify and understand it, in order to make an appropriate timely intervention. Nonetheless, the research has also revealed some teachers, aware of that gap in their professional studies, who try to search for information which could be useful to help students overcome their learning impairments. Having accepted the researcher s presence in their school is a clue that teachers are eager for information and, as a result, they might start considering learning impairments from a new point of view.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NEUZINHA_DISSERTA_26_01_08_resumo.pdf: 180707 bytes, checksum: f4f2eefdf499d4f6475b6c11c279a559 (MD5) Previous issue date: 2007-12-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1557/NEUZINHA_DISSERTA_26_01_08_resumo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPsicologia Educacionalpor
dc.subjectProfessor e Alunospor
dc.subjectDyslexiaeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectEducational psycholeng
dc.subjectTeacher and studenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA dislexia como dificuldade de aprendizagem sob a ótica do professor um estudo de casopor
dc.title.alternativeDyslexia: a learning impairment from teachers point of view a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
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