Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/954
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Internet na construção do conhecimento: a importância das mediações |
Título(s) alternativo(s): | The internet in the built of knowledge: the importance of mediations |
Autor: | Peinado, Carlos Eduardo Duarte |
Primeiro orientador: | Ruiz, Adriano Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Gebran, Raimunda Abou |
Segundo membro da banca: | Deliberador, Luzia Mitsue Yamashita |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é contribuir para o aperfeiçoamento de procedimentos de ensino/aprendizagem dentro do conceito de comunicação do educador Paulo Freire. O estudo desenvolveu-se por meio de pesquisa centrada aos alunos do curso de Administração de Empresas em uma instituição particular de ensino de Maringá, no Estado do Paraná, verificando a relação professor e aluno, quando mediatizados pela Internet. Este meio nos últimos anos ganhou representatividade acadêmica enquanto fonte de informação e interatividade, tornando-se importante sua discussão no processo de desenvolvimento de alunos e professores. O estudo partiu da análise da comunicação como campo do conhecimento ou a educação para os meios e, ainda, a educação através dos meios; a relação entre a mídia e o sujeito internauta, a relação entre ensino, pesquisa e informação e a utilização de recursos didático-pedagógicos na construção do conhecimento. Os resultados expressam uma preocupação dos alunos com a qualidade do que é pesquisado na internet e a forma como organizam seus trabalhos de pesquisa. A internet é apontada como o principal meio utilizado em suas pesquisas acadêmicas pela facilidade com que conseguem se informar. |
Abstract: | The main aim of this research is at contributing to the improvement of teaching learning process based on the educator´s communication concepts by Paulo Freire. This study was developed through an investigation limited to the Business Administration students from a private educational institution, in Maringa, Parana State, Brazil. It focused on verifying the dialogical relation between teacher and student when mediated by the internet. In the latest years, it has gained an academic representation as a source of information and interactivity, becoming an important discussion in the developing process of students and teachers. This proposal originated from the analysis of the communication as a field of knowledge or the education for the media and the education through the media; the relation between the media and the student in question the internet user; the relation among teaching, research and information, and the use of didactic pedagogical resources in knowledge construction process. |
Palavras-chave: | Internet (Redes de computação) Internet na educação Inovações educacionais Ensino auxiliado por computador Ensino superior Aprendizagem Internet (Computer network) Internet (Computer network) in education Innovations, Educational Computer-assisted learning |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | PEINADO, Carlos Eduardo Duarte. The internet in the built of knowledge: the importance of mediations. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/954 |
Data de defesa: | 8-Nov-2007 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_PEINADO_01_12_08.pdf | 407,29 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.