Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMilan, Aparecida Célia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8591009084692234por
dc.contributor.advisor1Periotto, Alvaro José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9011663690459023por
dc.contributor.referee1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee2Silva, Moacir José da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0806496808517790por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:28Z-
dc.date.available2008-07-15-
dc.date.issued2004-03-30-
dc.identifier.citationMILAN, Aparecida Célia. The education of the Financial Mathematics: An approach guided to the incorporation of technological resources. 2004. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2004.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/958-
dc.description.resumoÀ medida que se observa o avanço tecnológico, que a geração nintendo dá início a seu ingresso no mercado de trabalho e os negócios acontecem em todo o mundo em tempo real, cumpre pensar em um sistema de educação que incorpore a tecnologia e a informática, atividades indispensáveis para enfrentar e atender a rapidez e a agilidade que o trabalho requer. É forçoso que professores integrem alunos e mercados, centrados nos problemas enfrentados e embasados na teoria e no elo existente entre o mundo do saber e o mundo do fazer. Entretanto, é com pesar que se constata a distância entre o conhecimento do conteúdo e a sua aplicação com as ferramentas disponíveis. Tratando-se de disciplinas que envolvam cálculos financeiros, é imprescindível que, a despeito do emprego de fórmulas decoradas, haja a compreensão do que se está ensinando. É preciso, também, que exista a possibilidade de utilizá-las no cotidiano a fim de estimular a vontade de aprender do educando, bem como sua capacidade de resolver problemas. É propósito deste trabalho desenvolver casos e situações práticas referentes ao reconhecimento de qual seria a melhor alternativa a ser utilizada, quando se precisar tomar decisões, através dos métodos: Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Período de Recuperação de Capital. Os processos metodológicos envolvem o uso de planilha eletrônica e o de recursos de software convencionais nos meios financeiros, visto apresentarem soluções rápidas, quando utilizados de forma racional, e também da calculadora HP 12C, largamente utilizada por agentes financeiros em função de sua praticidade e conforto. O aprendizado e a busca de soluções podem ser construídos a partir de simulação organizada caso a caso, expressando-se de uma forma geral a conveniência desse tipo de abordagem. Os ganhos advindos desse processo resultam de uma metodologia simples, funcional e inteligente, que permite ao aluno o desenvolvimento da aptidão necessária para resolver problemas específicos.por
dc.description.abstractTo the measure that it observes the technological advance, that the nintendo generation gives to beginning its ingression in the work market and the businesses happen in the whole world in real time, fulfill to think about an education system that incorporates the technology and computer science, indispensable activities to face and to take care of the rapidity and the agility that the work requires. It is forcible that professors integrate students and markets, centered in the problems faced and based in the theory and in the existing link between the world of knowing and the world of making. However, it is with weighing that it is evidenced the distance between the knowledge of the content and its application with the available tools. About the disciplines that involve financial calculations, is essential that, the spite of the decorated formula job, has the understanding of what it is teaching. It is necessary, also, that the possibility exists to use them in the daily one in order to stimulate the will of learning of the student as well as its capacity to decide problems. It is intention of this work to develop cases and referring practical situations to the recognition of which it would be the best alternative to be used, when if it´s need itself to take decisions, through the methods: Liquid Present Value, Internal Tax of Return and Period of Recovery of Capital. The methodologicals processes involve the use of electronic spread sheet and of conventional resources of software in the financial resources, seen to present fast solutions, when used of rational form, and also of calculator HP 12C, wide used for financial agents in function of its practicality and comfort. The learning and the brainstorming can be constructed from organized simulation case to case, expressing itself of one forms generality the convenience of this type of boarding. The happened profits of this process result of a simple, functional and intelligent methodology, that allows to the student the development of the aptitude necessary to decide specific problems.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CELIA_DISSERTACAO.pdf: 341236 bytes, checksum: 64b94886c8de52048fb2f808e78d366e (MD5) Previous issue date: 2004-03-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1452/CELIA_DISSERTACAO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática Financeira estudo e ensinopor
dc.subjectTecnologia Educacionalpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectMathematics of finance -- tudy and teachingeng
dc.subjectTechnology, Educationaleng
dc.subjectEducation, Highereng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino da matemática financeira: uma abordagem orientada à incorporação de recursos tecnológicospor
dc.title.alternativeThe education of the Financial Mathematics: An approach guided to the incorporation of technological resourceseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELIA_DISSERTACAO.pdf333,24 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.