Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/962
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação e construção do conhecimento: do universo individual à inteligência coletiva |
Título(s) alternativo(s): | Education and construction of knowledge: from the individual universe to collective intelligence |
Autor: | Souza, Marcos Medeiros de |
Primeiro orientador: | Ruiz, Adriano Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Scheide, Tereza de Jesus Ferreira |
Segundo membro da banca: | Costa, Luciano Gonsalves |
Resumo: | O propósito desta dissertação foi investigar se a comunicação e a interatividade proporcionada pelo grupo de discussão em um espaço virtual, em situação contextualizada e problematizada, constituem caminho para se promover a construção do conhecimento. A pesquisa envolveu alunos das disciplinas de História do Pensamento Administrativo, Gerência Financeira I e Gerência Financeira II, do curso de Administração, de uma Universidade privada, do estado de São Paulo, tendo a Internet como ferramenta de apoio didático-pedagógico complementar aos estudos presenciais. Como metodologia recorreu-se a estudo de caso com foco no contexto acadêmico de ensino. Os dados foram coletados combinando-se a observação participante e depoimentos pessoais dos alunos, por meio de entrevista não-estruturada. Na análise, o recurso utilizado foi a desconstrução do texto transcrito das entrevistas, fragmentando-o em unidades de sentido que pudessem conter significados úteis ao objeto da investigação e, que por sua vez, foram classificados em quatro categorias para análise. As categorias Tempo e Espaço Virtual, Comunicação e Contexto constituíram os argumentos parciais utilizados para validação da categoria Construção do conhecimento, que é o ponto central e, portanto, o fim da pesquisa. Como resultados, constatamos que ambiente virtual ampliou o espaço e o tempo da aula presencial, aumentando a comunicação e a possibilidade de troca de informação e de idéias a partir de relacionamentos interpessoais. Verificou-se que o grupo de discussão é um meio de aproximar pessoas na construção de conhecimento; que permite a interação entre sujeitos cognoscentes que podem, juntos, conceber e transformar um mundo cognoscível; que facilita a interação, ampliando o intercâmbio de informações em torno de redes de conversação. Ao analisar a categoria contexto , verificamos que a reflexão sobre argumentos que partem de diferentes pontos de vista fica mais rica a partir de uma dada situação, localizada e datada. Quanto à construção do conhecimento, percebemos que ela ocorre pela discussão acerca da realidade e de seu contexto, exigindo compreensão e entendimento de pontos de vista individuais em situação coletiva e dinâmica. E que o grupo de discussão é um instrumento, um ambiente, adequado para se viver um processo educacional ancorado na comunicação, no contexto e na informação |
Abstract: | The purpose of this research was to investigate if the communication and interactivity provided by a groupware, on a contextualized and problematized situation, may constitute a way to promote the construction of knowledge. The research involved students at the disciplines of Administrative Thinkink History, Financial Management I e Financial Management II, from the Business School of a private University at São Paulo State, using internet as pedagogical supporting tool to complement presencial studies. The methodology proposed was a case study focused on a scholar learning context. The data was collected combining participant observation and students personal testimonials using a non-structured interview. The analysis appealed to a text deconstruction of the interview corpus, fragmented on sense unitys that contained useful meanings to the research purpose, classified on four categories. The categories Time and virtual environment; Communication and Context represented partial arguments to validate the category Construction of Knowledge, which is the thesis, and therefore, the purpose of the search. The results provided an evidence that virtual environment has extended time and space for live environment classes, increasing communication and the possibility of exchanging information and ideas on interpersonal relationship basis. The groupware provided a way to gather people on the construction of knowledge; allows interactivity among cognitive persons that may, together, conceive and transform a known world; facilitate information exchange on conversation nets. The category Context analysis showed that reflection over arguments that comes from different points of view becomes richer when it is contextualized on a located and chronologysed situation. On the construction of knowledge, we presented that it occurs by debate and conversation about reality and its context, demanding comprehension and understanding of individual points of view on a collective and dynamic situation. The groupware is a conversation tool, an appropriated environment for an educational process anchored on communication, context and information. |
Palavras-chave: | Comunicação Grupos de Discussão Ambiente Virtual Inteligência Coletiva Construção do Conhecimento Communication Groupware Virtual Environment Collective Inteligence Construction of Knowledge |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | SOUZA, Marcos Medeiros de. Education and construction of knowledge: from the individual universe to collective intelligence. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/962 |
Data de defesa: | 9-Mai-2008 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Marcos.pdf | 547,64 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.