Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/963
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorParra, Cláudia Regina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7143830286327958por
dc.contributor.advisor1Moretti, Lucia Helena Tiosso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8367557846787155por
dc.contributor.referee1Cardoso, Sônia Maria Vicente-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1875954902451909por
dc.contributor.referee2Almeida, Rosemarie Elizabeth Schimdt-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6467482962889771por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:29Z-
dc.date.available2008-11-11-
dc.date.issued2008-04-15-
dc.identifier.citationPARRA, Cláudia Regina. Contributions of psychology for the understanding of the relation professor x pupil in superior education. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/963-
dc.description.resumoEste estudo aborda a relação professor-aluno no ensino superior e as influências da transferência e contratransferência na transmissão e aquisição do conhecimento. Foi escolhido o ensino superior como campo da pesquisa pela vivência que temos experimentado com essa modalidade de ensino. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva, realizada com 81 alunos e 42 docentes do Centro Superior de Ensino em Dracena - CESD nos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Turismo, operacionalizada através de entrevistas com questionários aplicados a alunos e professores. Buscamos compreender o vínculo relacional e sua importância para a construção do saber. Usamos como referencial teórico os conceitos psicanalíticos de Freud, destacando a transferência e contratransferência que propõe compreender como as relações acontecem. Através dos dados pudemos entender o lugar que o professor ocupa no inconsciente do estudante, o que o autoriza ou não a ensinar. Constatamos que, por meio da reedição, o aluno adulto alimenta com o professor as mesmas motivações e desejos de iniciante em suas atividades escolares, o professor que transita com facilidade nesse contexto torna-se mais atraente ao aluno e conquista êxito na sua propositura de ensinar. Características de bom professor, de disciplinas preferenciais dos alunos estão mais vinculadas à personalidade do professor do que ao conhecimento técnico valorizado pela titularização acadêmica. Outrossim, quanto aos professores, constatamos o desconhecimento desses na representatividade que ocupa no imaginário do aluno no processo, o que dificulta a posse da autoridade; pois, com isso, o professor deixa de reconhecer os sentimentos transferenciais e; conseqüentemente, direcionar os desejos do aluno para o saber. O acontecer eficaz, nesse contexto, surge mais por ensaio e erro. Com apoio na discussão e análise dos aspectos encontrados, constatamos que a fundamentação teórica atendeu às necessidades do estudo, facilitando caminhar em direção à concretização dos objetivos propostos.por
dc.description.abstractThis study addresses the teacher-student relationship in higher education and the influences of the transfer and countertransference in the transmission and acquisition of knowledge. It was chosen higher education as a country of research by the experience that we have experienced with this type of education. This is a search country descriptive taked with 81 students and 42 teachers of the Centro Superior de Ensino in Dracena - CESD in courses of Accounting Science, Law and Tourism, maked through interviews with questionnaires applied to students and teachers. We understand the link relational and its significance to the construction of knowledge. We use as reference the theoretical of concepts Freud psychoanalytical, highlighting the transfer and countertransference that proposes understand how the relationships happen. Through the data we can understand the "place" that the teacher occupies in the student unconscious, that authorizes or not to teach. We note that, by means of the publication, the student adult feeds with the teacher the same motivations and desires of newcomer in their school activities, the teacher who passed easily in that context becomes more attractive to the student achievement and success in his commencement of teach. Characteristics of good teacher, the subjects preferential the students are more linked to the personality of the teacher than the technical knowledge valued by academic title. Also, as teachers, we perceive the ignorance of these who occupy the representativeness in the imagination of the student in the process, which hinders the possession of the authority, therefore, with this, the teacher fails to recognize the transference feelings and, consequently, direct the wishes of student to learn. The case effectively, in this context, arise more by trial and error. With support in the discussion and analysis of the aspects found, we deduce that the theoretical foundation met the needs of the study, facilitating moving toward achieving the objectives.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Claudia.pdf: 716915 bytes, checksum: d532a89434363c0e541b166995e8c019 (MD5) Previous issue date: 2008-04-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1578/Dissertacao%20Claudia.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores Formaçãopor
dc.subjectEducação permanentepor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectHigler educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleContribuições da Psicologia para a compreensão da relação professor x aluno no ensino superiorpor
dc.title.alternativeContributions of psychology for the understanding of the relation professor x pupil in superior educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Claudia.pdf700,11 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.