Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/965
Tipo do documento: Dissertação
Título: Possibilidades e limitações do uso de softwares de suporte à gestão democrática de escolas públicas de educação básica do Estado de São Paulo
Possibilidades e limitações do uso de softwares de suporte à gestão democrática de escolas públicas de educação básica do Estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Possibilities and limitations of using softwares as support for the democratic management of public basic education of the State of São Paulo (Brazil)
Possibilities and limitations of using softwares as support for the democratic management of public basic education of the State of São Paulo (Brazil)
Autor: Bezerra Filho, José Miguel 
Primeiro orientador: Santos Filho, José Camilo dos
Primeiro membro da banca: Ruiz, Adriano Rodrigues
Segundo membro da banca: Altoé, Anair
Resumo: Tendo como parâmetros os indicadores de qualidade da gestão participativa, pedagógica e dos resultados educacionais propostos por organismos governamentais e pela UNESCO, esta pesquisa teve como propósito avaliar, segundo a ótica de gestores de escolas públicas estaduais, os recursos e as limitações dos principais sofwares atualmente utilizados como apoio à gestão de escolas de educação básica, bem como a importância da incorporação de novas funcionalidades a tais sistemas informatizados para torná-los mais relevantes à gestão democrática de escolas públicas do Estado de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram diretores de escolas públicas da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio, localizada no Extremo Oeste do Estado de São Paulo. Os instrumentos de coleta de dados para a pesquisa foram dois: um painel organizado com um grupo de gestores para levantar as características dos atuais softwares de apoio à gestão escolar e a relação das funcionalidades disponíveis nestes softwares com os indicadores de qualidade da gestão escolar; e um questionário eletrônico enviado a todos os gestores da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio para avaliar o grau de importância da incorporação de novas funcionalidades aos softwares de apoio à gestão escolar, tendo como parâmetro os indicadores de qualidade da gestão participativa, pedagógica e dos resultados educacionais. Os gestores das escolas pesquisadas consideraram que os atuais softwares de apoio à gestão escolar não estão oferecendo informações relevantes à gestão democrática das escolas públicas e, por isso, precisam de aperfeiçoamentos. O alto grau de importância atribuído pelos gestores às inovações propostas para serem incorporadas nos softwares de apoio à gestão democrática de escolas públicas estaduais, segundo o parâmetro de indicadores de qualidade da gestão participativa, pedagógica e dos resultados educacionais, indiretamente também conduz à conclusão de que os atuais softwares são precários.
Abstract: Taking as frameworks the quality indicators of participative and pedagogic management and of management of educational performances , proposed by government agencies and by UNESCO, this research study had as purpose to evaluate, according to the view of public school managers, the resources and limitations of the main softwares presently used as support for the management of schools of basic education, as well as the importance of introducing new tasks to such computational systems in order to make them more relevant to the democratic management of public schools of the State of São Paulo. The research subjects were public school managers of the School Directory of Santo Anastácio, situated at the far west region of the State of São Paulo. The instruments of data collection were two: a panel, composed by a group of principals for surveying both the characteristics of the available sofwares for supporting the school management and the relations of the available dimensions in these sofwares with the quality indicators of school management; and an electronic questionnaire sent to all school principals of the School Directory of Santo Anastácio for evaluating the level of importance of new dimensions to be added to the sofwares of support for the school management, taking as framework the quality indicators of school management. The managers of the schools surveyed felt that the current softwares of support of school management are not offering relevant information to the democratic management of public schools and, therefore, need improvement. The high degree of importance attributed by the principals to the innovations proposed to be added to the softwares of support to democratic management of state public schools, according to the parameter of quality indicators of participative, pedagogic and educational performance management indirectly also leads to the conclusion that the current softwares are precarious
Palavras-chave: Gestão educacional
tecnologia educacional
Inovações educacionais
Education management
Educational technology
Educational innovations
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: BEZERRA FILHO, José Miguel. Possibilities and limitations of using softwares as support for the democratic management of public basic education of the State of São Paulo (Brazil). 2006. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/965
Data de defesa: 26-Jun-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao jose miguel.pdf818,15 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.