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Tipo do documento: Dissertação
Título: O projeto pedagógico do curso de licenciatura em matemática como artefato social
Título(s) alternativo(s): The Pedagogical Project of the Mathematics Course Degree as a Social Resource
Autor: Oliveira, Antonio Roberto de 
Primeiro orientador: Barros, Helena Faria de
Primeiro membro da banca: Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
Segundo membro da banca: Morelatti, Maria Raquel Miotto
Resumo: Essa pesquisa está voltada à análise do Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados MS e tem como tema central: O Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática como Artefato Social . Com a pesquisa se pretendeu analisar o Projeto Pedagógico e seus princípios norteadores, a proposta de formação acadêmica e pedagógica do curso, rever a organização curricular do curso e propor alterações, se necessárias, visando às perspectivas da dimensão social, educacional, filosófica e à Matriz Curricular de Lafourcade. O projeto operacionalizado é do tipo disciplinar, de acordo com as diretrizes curriculares do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Os sujeitos da pesquisa foram: 09 (nove) professores que lecionam no curso e 05 (cinco) dos 06 (seis) formandos de 2007. A coleta de dados foi alcançada usando os seguintes instrumentos: questionários com discentes e docentes e entrevista com os professores. A pesquisa apresentou os seguintes resultados: Observa-se nas falas dos professores uma distância grande do entendimento em relação: necessidade de outro tipo de currículo sem ser por disciplina; flexibilização curricular; existem dificuldades de trabalhar teoria e prática ao mesmo tempo; concordam que as disciplinas necessitam de pré-requisitos; a interdisciplinaridade não é trabalhada; classificam os alunos como médios quanto ao aprendizado. Há nas falas dos professores convergência de entendimento em relação a: participação na construção do projeto pedagógico; pré-requisitos para os conteúdos; indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Projeto Pedagógico não deve ser um documento definitivo. As falas revelam que o tripé, ensino, pesquisa e extensão necessitam serem trabalhados. A maioria concorda que o ensino deve ser com pesquisa. O curso não possui projetos de extensão e pesquisa, bem como, os alunos não participam de iniciação científica.
Abstract: This research aims to analyze the Pedagogical Project of the Mathematics Course Degree in Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), campus of Dourados-MS and has as its main theme: the Pedagogical Project of the Mathematics Course Degree as a Social Resource . This research intends to: Analyse the Pedagogical Project and its foundation principles; to analyze the proposal of the academic and pedagogical course and their teachers, review the curriculum organization of the course and propose changes, if necessary, aiming the social, educational, philosophical and lafourcade curriculum matriz. The operationalised project is the type of disciplinary accordance with the guidelines of the curriculum given by the Culture and Education Ministry (MEC). The fellows for the survey were: 09 (nine) professors Who are currently teaching at the course and 05 (Five) of 06 (six) graduates of 2007 class. The collect of data were made using the following instruments: questionnaires and interviews with students and teachers. The survey showed the following results: It is noticed in the professors speech a long way off understanding due to: necessity of other curriculum not being by discipline; curriculum flexibility. There are difficulties in working theory and practice at the same time; the students agree that the subjects must have prerequisites; the teachers also have difficulty to work the interdisciplinarity; There is a convergent understanding the professors speech related to: participation in building the pedagogical Project; dissociability of teaching, and extension. The pedagogical Project not be a conclusive document. The speeches unveil that the triangle teaching, research, and extension need to be worked. The majority agrees that teaching must be with research. The course has no project of extension and research, and the students are not involved in basic scientific research; the majority; of teachers did not participated in the drafting of the Course s Pedagogical Project; teachers classify students as median in learning references.
Palavras-chave: Política e educação
Prática de ensino
Formação profissional -Educação
Currículo de matemática
Formação de professores
Revisão curricular
Education and politics
Practice teaching
Mathematics Curriculum
Teacher s training
Curriculum review
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: OLIVEIRA, Antonio Roberto de. The Pedagogical Project of the Mathematics Course Degree as a Social Resource. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/966
Data de defesa: 19-Ago-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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