Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1019
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial |
Título(s) alternativo(s): | Distance education: study of the management of a present support pole |
Autor: | Figueiredo, Cláudio Braz de |
Primeiro orientador: | Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos |
Primeiro coorientador: | Ruiz, Adriano Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Terçariol, Adriana Aparecida de Lima |
Segundo membro da banca: | Gitahy, Raquel Rosan Christino |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no Mestrado em Educação da Unoeste, na Área de concentração: Instituição Educacional e Formação do Educador. Linha de pesquisa: Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. A pesquisa investigou a gestão de um polo de apoio presencial de uma instituição privada de ensino superior a distância, do interior do estado de São Paulo. Adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa, desenvolvendo-se como um estudo de caso. Como participantes da pesquisa contou-se com: um gestor de polo, um coordenador de polo, três tutores e quinze alunos das etapas finais dos cursos, sendo cinco de cada um dos cursos: Pedagogia, Administração e de Logística. A recolha de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram organizados e interpretados recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo. Os resultados alcançados indicaram que a gestão adotada caracteriza-se como centralizadora, em que as decisões são tomadas sem o diálogo com os polos, isso implica em prejuízos à utilização dos recursos tecnológicos e de apoio pedagógico disponíveis e dificulta o trabalho do tutor presencial. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para novas investigações acerca de gestão da Educação a Distância, principalmente, no contexto dos polos de apoio presencial. |
Abstract: | The present dissertation was developed in the Masters in Education of Unoeste, in the Area of concentration: Educational Institution and Educator Training. Research Line: Training and Pedagogical Practice of the Teaching Profession. The research investigated the management of a face-to-face support center of a private distance learning institution in the interior of the state of São Paulo. A qualitative approach was adopted, developing as a case study. Participants included: a polo manager, a polo coordinator, three tutors and fifteen students from the final stages of the courses, five of each of the courses: Pedagogy, Administration and Logistics. The data collection was performed through semi-structured interviews. The data were organized and interpreted using the technique of content analysis. The results indicated that the adopted management is characterized as centralizing, in which decisions are taken without the dialogue with the poles, this implies in damages to the use of available technological resources and pedagogical support and makes difficult the work of the tutor face-to-face. It is hoped that the results of this research may contribute to further research on Distance Education management, mainly in the context of the face-to-face support poles. |
Palavras-chave: | Educação a Distância Gestão em EAD Polo de Apoio Presencial Distance Education Management in EAD Polo of Face-to-Face Support Escolas - Organização e administração |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | FIGUEIREDO, Cláudio Braz de. Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial. 2017. 101 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1019 |
Data de defesa: | 8-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Claudio Braz de Figueiredo.pdf | Documento principal | 513,91 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons