Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1020
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação permanente: Redes Sociais, inclusão e ensino de Libras
Título(s) alternativo(s): Ongoing Formation: Social Networks, inclusion and teaching of Libras
Autor: Araujo, Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de 
Primeiro orientador: Gitahy, Raquel Rosan Christino
Primeiro membro da banca: Terçariol , Adriana Aparecida de Lima
Segundo membro da banca: Ribeiro , Sandra Fogaça Rosa
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, na Linha de Pesquisa, Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. O objetivo geral foi compreender como, a partir das interações na internet, por meio das redes sociais Facebook e WhatsApp, os docentes discutem sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais para o aperfeiçoamento da sua prática. Os objetivos específicos foram: implementar ações para formação permanente de professores na área da Libras para o ensino; analisar de que maneira os sujeitos incorporam os aspectos do ensino da Libras usando recursos do Facebook e WhatsApp; identificar critérios para o ensino da Libras voltados às especificidades dessa língua para o desenvolvimento dos estudantes surdos. A metodologia de pesquisa foi qualitativa com intervenção, por ser o pesquisador participante ativo, que proporcionou interações e práticas pedagógicas por meio das redes sociais. Participaram trinta e dois docentes. Tais docentes estiveram conectados pelo WhatsApp e pertenciam ao grupo fechado do Facebook, intitulado Curso Libras Fateb 2015. Como procedimento de coleta de dados, foi utilizada a observação das interações e uma entrevista sobre a visão e a prática dos docentes quanto ao uso das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem. Realizou-se a análise dos resultados a partir dos seguintes eixos estruturantes: facilitador conceitual, contador de estórias, guia reflexivo, e habilidades sociais de comunicação. Como resultados foram obtidos dados qualitativos que evidenciaram o envolvimento e aprendizagem colaborativa entre os professores e demais participantes, do curso de formação permanente, o que despertou em cada um dos participantes o interesse em transformar sua prática pedagógica. Os ambientes virtuais de aprendizagem Facebook e WhatsApp foram utilizados como ambientes acessíveis de comunicação, e interação. Segundo os participantes do curso, a formação permanente de Libras, por meio das redes sociais, proporcionou o aprendizado nas interações práticas e linguísticas, tanto nos conteúdos teóricos, quanto na utilização da língua na forma prática, pois as interações aconteceram entre participantes ouvintes e participantes surdos em diferentes espaços, destacou-se aqui os espaços virtuais, que contribuíram para a autonomia, acessibilidade e habilidades comunicativas que levam a fluência no uso da Libras.
Abstract: The present dissertation was developed in the Program of Masters in Education of the University of the West Paulista - Unoeste, in the Line of Research, Training and Pedagogical Practice of the Professional Teacher. The overall objective was to understand how, from the interactions in the internet from the social networks Facebook e WhatsApp, the teachers discuss about the teaching of the Brazilian Sign Language for the improvement of its practice. The specific objectives were: To implement actions for the permanent formation of teachers in the area of Libras for teaching; To analyze how the subjects incorporate the aspects of the teaching of the Libras using resources of Facebook e WhatsApp; Identify criteria for the teaching of Libras focused on the specifics of this language for the development of deaf students. The research methodology was qualitative with intervention, as the active participant researcher, who provided interactions and pedagogical practices through social networks. Thirty-two teachers participated. These teachers were connected by WhatsApp and belonged to the closed group of Facebook group titled Curso Libras Fateb 2015. As a data collection procedure was used the observation of the interactions and an interview about the vision and the practice of the teachers regarding the use of social networks in the process Teaching and learning. The results were analyzed from the following structuring axes: conceptual facilitator; Storyteller; Reflexive guide; And social communication skills. As results were obtained qualitative data that evidenced the involvement and collaborative learning among teachers and other participants of the ongoing training course, which awakened in each of the participants the interest in transforming their pedagogical practice. The virtual learning environments Facebook and WhatsApp were used as accessible environments of communication, and interaction. According to course participants, the ongoing formation of Libras, through social networks, provided learning in practical and linguistic interactions, both in theoretical content and in the use of the language in practical form, as the interactions happened between hearing participants and deaf participants In different spaces, We highlighted here the virtual spaces, which contributed to the autonomy, accessibility and communicative skills that lead to fluency in the use of Libras.
Palavras-chave: formação permanente
redes sociais
inclusão
Libras
permanent formation
social networks
inclusion
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: ARAÚJO, Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de. Formação permanente: redes sociais, inclusão e ensino de Libras. 2017. 206 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1020
Data de defesa: 8-Mai-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de Araujo.pdfDocumento principal6,64 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons