Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Dilma Pereira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5691746955080476por
dc.contributor.advisor1Gitahy, Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.referee1Terçariol, Adriana Aparecida de Lima-
dc.contributor.referee2Ribeiro , Sandra Fogaça Rosa-
dc.date.accessioned2017-07-21T13:34:11Z-
dc.date.issued2016-04-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Dilma Pereira dos. Objetos educacionais como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos com deficiência auditiva. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2016 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1030-
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). A pesquisa tem como objetivo investigar a influência de Objetos de Aprendizagem como recurso pedagógico para promover o desenvolvimento da leitura e escrita para alunos com deficiência auditiva. Para fundamentação foram utilizadas bases teóricas voltadas ao sociointeracionismo no qual o humano e o tecnológico interagem no processo de aprendizagem da língua portuguesa escrita; bem como bases legais que sustentam o uso de objetos educacionais no desenvolvimento dos alunos com deficiência auditiva. Os sujeitos da pesquisa foram seis alunos com deficiência auditiva, entre 9 e 10 anos de idade; devidamente matriculados no ensino fundamental, no qual cursavam o quarto ano em uma escola em Foz do Iguaçu (PR). A pesquisa foi de cunho qualitativa. Como procedimentos metodológicos para coleta de dados promoveu-se observação estruturada diagnóstica, análise dos documentos da produção de textos desenvolvidos pelos alunos, a fim de verificar a qualidade da produção e interpretação textual. Em seguida, foram aplicadas atividades de intervenção com os objetos educacionais HagáQuê e Tux Paint que visavam à produção escrita e leitura. Uma segunda avaliação foi realizada para determinar se houve mudança quanto à produção da escrita e interpretação textual. Como resultado, verificou-se a importância e validade pedagógica de tais objetos educacionais no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos com deficiência auditiva.por
dc.description.abstractThe present dissertation was developed for the Master of Education degree at the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). The objective of this study was to investigate the influence of certain educational tools as pedagogical resources to promote the development of writing and reading comprehension skills in deaf, hard of hearing, and speech impaired students. This study is based on technological and human sociocultural theories which help one understand the process of learning the written and spoken Portuguese language. Additionally, it is also based on the ethical and legal guidelines that promote the use of educational tools as pedagogical resources in teaching deaf, hard of hearing, and speech impaired students. A group of six deaf, hard of hearing, and speech impaired students participated in this study. Their ages ranged from 9 to 10. These students were enrolled in a school that serves hearing and speech impaired students in Foz do Iguacu, Parana, Brazil. This qualitative study. As part of the methodology, the following took place: Structured diagnostic observation, collection of data produced by students, text interpretation, and verification of the quality of texts produced by the students. Next, the researcher applied intervention activities by using HagaQue, Tux Pent, and Scrapbooking which are tools that focus on writing and reading skills. A second evaluation was conducted to determine if any significant change was found in the students’ writing and reading comprehension skills. Results show the significance and validity of these educational tools as pedagogical resources to promote the development of writing and reading comprehension skills in deaf, hard of hearing, and speech impaired students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2017-07-21T13:34:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dilma Pereira dos Santos.pdf: 3316929 bytes, checksum: f23974c4aa0daa95988d34321b4e4e5f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T13:34:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dilma Pereira dos Santos.pdf: 3316929 bytes, checksum: f23974c4aa0daa95988d34321b4e4e5f (MD5) Previous issue date: 2016-04-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/2384/Dilma%20Pereira%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDeficientes auditivospor
dc.subjectSurdos - Educaçãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEducational toolseng
dc.subjectEducation.por
dc.subjectDeaf and hard of hearingeng
dc.subjectWrite. Readingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleObjetos educacionais como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos com deficiência auditivapor
dc.title.alternativeEducational Objects as Mediators Instruments in the Process of Education and Language Learning Portuguese with Students Deafeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dilma Pereira dos Santos.pdfDocumento principal3,24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons