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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Francisco Miguel da Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0757220204613993por
dc.contributor.advisor1Pessoa, Alex Sandro Gomes-
dc.contributor.referee1Salum, Maria de Fátima Moreira-
dc.contributor.referee2Brocanelli, Cláudio Roberto-
dc.date.accessioned2017-07-21T17:19:11Z-
dc.date.issued2016-05-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Francisco Miguel da Silva de. Construção do projeto educativo escolar no contexto de uma escola ribeirinha Marajoara: desafios para uma ação participativa. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2016.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1031-
dc.description.resumoEsta proposta de pesquisa está vinculada ao programa de pós-graduação em educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. O tema central que conduziu este trabalho foi a construção do Projeto Educativo Escolar – PEE - no contexto de uma escola ribeirinha marajoara, localizada no município de São Sebastião da Boa Vista, no arquipélago Marajoara, estado do Pará. Definimos, dessa maneira, como objetivo geral avaliar a participação da comunidade escolar ribeirinha nos encontros de preparação para a construção do projeto educativo escolar. Seu desenvolvimento aconteceu sobre as bases epistemológicas e metodológicas da pesquisa-ação não colaborativa. A utilização da pesquisa-ação proporcionou o uso de uma metodologia que possibilitou um processo dinâmico, participativo e significativo, no sentido de transformar o espaço escolar palco dos atores coletivos, visando como bem maior uma educação de qualidade. O desenvolvimento dessa proposta se justificou basicamente por dois aspectos: primeiro, pela importância do PEE para o fortalecimento da gestão democrática na busca da autonomia da escola; segundo, pelo fato da comunidade escolar local nunca ter vivenciado um processo coletivo de tamanha importância. O legado desta pesquisa é o aprendizado que ela proporcionou a todos os envolvidos, pois a escola teve a oportunidade de refletir sobre a sua prática pedagógica, sobre a importância da participação efetiva da família e, sobretudo, repensar o processo de construção e/ou apropriação do conhecimento.por
dc.description.abstractThis research proposal is linked to the master graduate program on education located at the University of Wester Sao Paulo - UNOESTE. The main thematic that led this work was the construction of school educational project - PEE - in the context of a marajoara riverside school, located at the city of São Sebastião da Boa Vista in the archipelago of Marajoara, state of Pará. The central objective was to evaluate the participation of riverside school community in the preparatory meetings for the construction of the educational project school. The use of action-research provided the use of a methodology that enabled a dynamic, participatory and meaningful process to change the school environment. The development of this proposal is justified primarily by two points: at first, the importance of PEE to strengthen democratic governance in the pursuit of school autonomy; second, because the local school community have never experienced a collective process of such importance. The legacy of this research is the learning process of everyone involved, once the school community had the opportunity to reflect on their practices, as well as the importance of effective participation of the family and, above all, rethink the process of building and / or ownership knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2017-07-21T17:19:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Francisco Miguel da Silva de Oliveira.pdf: 1099760 bytes, checksum: 3a5509238ffc521c0452a1a36670e2d5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T17:19:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Francisco Miguel da Silva de Oliveira.pdf: 1099760 bytes, checksum: 3a5509238ffc521c0452a1a36670e2d5 (MD5) Previous issue date: 2016-05-03eng
dc.formatapplication/pdf*
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectParticipação democráticapor
dc.subjectProjeto educativo escolar.por
dc.subjectEscola ribeirinha marajoarapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDemocratic participationeng
dc.subjectEducational School projecteng
dc.subjectMarajoara riverside schoolpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConstrução do projeto educativo escolar no contexto de uma escola ribeirinha Marajoara: desafios para uma ação participativapor
dc.title.alternativeProject construction school education in the context of a school riverside Marajoara: challenges for participatory actioneng
dc.typeDissertaçãopor
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