Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1103
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CAMARGO, Itamar Xavier de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1071057485194910 | por |
dc.contributor.advisor1 | Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2967248644893507 | por |
dc.contributor.referee1 | Parisotto, Ana Luzia Videira | - |
dc.contributor.referee2 | Alaniz, Erika Porceli | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-18T20:08:59Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-26 | - |
dc.identifier.citation | CAMARGO, Itamar Xavier de. A formação de leitores em uma escola municipal do interior paulista: contribuições da teoria histórico-cultural para análise qualitativa do projeto de extensão “leitura campeã”. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018 . | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1103 | - |
dc.description.resumo | O tema desta pesquisa emergiu de questionamentos iniciais sobre quais seriam as contribuições do Projeto de Extensão Universitária (intitulado “Leitura Campeã”) no processo escolar de motivação do ato de ler; e de contribuição cultural para o desempenho crítico-ideológico dos alunos. O objetivo geral da investigação foi, portanto, o de analisar as contribuições da extensão universitária no desenvolvimento cultural da capacidade leitora de alunos do ensino fundamental I (em uma das escolas municipais do interior paulista, envolvida nas ações desse projeto, desenvolvido por uma ONG, em parceria com uma universidade particular, a prefeitura municipal e a sociedade civil do município). Optou-se por uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, com inclusão de análise de documentos, entrevista semiestruturada com a equipe gestora e docentes; e aplicação de questionários com alunos do 4º ano. O aporte teórico selecionado contemplou os estudos histórico-culturais (bakhtinianos e vygotskyanos); e as teorias da pesquisa, referentes à abordagem qualitativa e aos procedimentos finais de triangulação de dados coletados. Os resultados confirmaram contribuições significativas do Projeto de Extensão analisado, no que se refere ao processo de motivação para a leitura; no entanto, permitiram ao mesmo tempo, revisões críticas sobre a necessidade de uma adequação do perfil de suas atividades, para que, de fato, elas possibilitem a função mediadora dos docentes na construção cultural do desempenho crítico-ideológico dos leitores em formação. | por |
dc.description.abstract | The theme of this research emerged from initial questions about what the contributions of the university Extension Project (entitled “Reading Champion”) in the school process of reading motivation would be; and cultural contribuition to the students’ critical-ideological performance. The general objective of the research was therefore to analyze these contributions of university extension in the cultural development of the reading capacity of elementary students I (in one of the municipal schools of the interior of São Paulo, involved in the actions of this developed by an NGO, in partnership with a private university, the municipal prefecture and the civil society of the municipality). We chose an empirical research, with a qualitative approach, including document analysis (university extension project, political pedagogical project, teacher education plan), semi-strutured interview with the management team and teachers; and application of questionnaires with 4th grade students. The selected theoretical contribution contemplated the historical-cultural studies (bakhtinians and vygotskyans); and the theories of the research, referring to the qualitative approach and to the final procedures o triangulation of data collected. The results confirmed significant contributions of the Extension Project analyzed, regarding the motivation process for reading; but at the same time they allowed critical reviews on the recognition of the need for a review of the profile of their activities, so that in fact they allow the mediating role of teachers in the cultural construction of the critical-ideolocal performance of the readers in formation. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2018-09-18T20:08:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Itamar Xavier de Camargo - PDF.pdf: 2004303 bytes, checksum: 8e50a284b6dab4ce9c008a3360e4fc7f (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-09-18T20:08:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Itamar Xavier de Camargo - PDF.pdf: 2004303 bytes, checksum: 8e50a284b6dab4ce9c008a3360e4fc7f (MD5) Previous issue date: 2018-04-26 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/2791/Itamar%20Xavier%20de%20Camargo%20-%20PDF.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Oeste Paulista | por |
dc.publisher.department | Mestrado em Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNOESTE | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Formação de Leitores | por |
dc.subject | Mediação de Leitura | por |
dc.subject | Extensão e Pesquisa | por |
dc.subject | Teoria Histórico-cultural | por |
dc.subject | Formation of Readers | eng |
dc.subject | Mediation of Reding | eng |
dc.subject | Extension and Research | eng |
dc.subject | Historical-cultural theory | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A formação de leitores em uma escola municipal do interior paulista: contribuições da teoria histórico-cultural para análise qualitativa do projeto de extensão “leitura campeã” | por |
dc.title.alternative | The formation of readers in a municipal school of the interior of são paulo: contributions of the historical-cultural theory for qualitative anlysisnof the project of extenbion “reading champion” | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Itamar Xavier de Camargo - PDF.pdf | Documento principal. | 1,96 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons