Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSá, Fernanda Miranda Caliani-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1256389019505114por
dc.contributor.advisor1Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967248644893507por
dc.contributor.referee1Francisco, Marcos Vinícius-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996858773030239por
dc.contributor.referee2Lima, Vanda Moreira Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9057705430758200por
dc.date.accessioned2018-10-18T18:41:34Z-
dc.date.issued2018-04-11-
dc.identifier.citationSÁ, Fernanda Miranda Caliani. Os saberes dos médicos docentes sobre a atuação profissional no ensino superior. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1109-
dc.description.resumoO professor de medicina, assim como em algumas outras áreas da docência no ensino superior, não é preparado, no curso de graduação, para ensinar e, em decorrência disso, sua experiência na sala de aula deriva, principalmente, de seu conhecimento específico no campo em que atua. Entendendo-se o exercício docente como uma prática social, a profissionalização do professor deve constituir estratégia para o repensar constante da educação em suas dimensões institucional e social. A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar a identidade e os saberes da docência dos médicos professores, em um curso de graduação em Medicina. Tendo em vista o objetivo proposto, optamos por uma metodologia qualitativa. Para desenvolver a investigação, foi realizada uma entrevista semiestruturada com doze médicos, professores do Curso de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior privada do Estado de São Paulo. Os dados coletados foram analisados a partir de um referencial teórico centrado na Teoria da Filosofia Materialista da Linguagem de Mikhail Bakhtin. Analisando, criticamente, os resultados da pesquisa, constatamos a necessidade de realizar uma reflexão sobre o processo de formação, atuação e desenvolvimento do profissional médico na docência. É necessária uma formação docente específica para iniciar a carreira como professor, e as instituições devem promover ações de formação pedagógica, inicial e continuada, permitindo mudanças nas práticas pedagógicas dos profissionais médicos, nos cursos de graduação em Medicina.por
dc.description.abstractThe medical professor, as well as in some other areas of teaching in higher education, is not prepared in the undergraduate course to teach and, as a result, his experience in the classroom derives mainly from his specific knowledge in the field in which it operates. Understanding the teaching exercise as a social practice, the professionalization of the teacher must constitute a strategy for the constant rethinking of education in its institutional and social dimensions. The present research has as general objective to identify and analyze the identity and the knowledge of the teaching of the medical professors, in an undergraduate course in Medicine. In view of the proposed objective, we opted for a qualitative methodology. To conduct the research, a semi-structured interview was conducted with twelve doctors, professors of the Medicine Course of a Private Higher Education Institution of the State of Sao Paulo. The collected data were analyzed from a theoretical reference centered on Mikhail Bakhtin's Theory of Materialist Philosophy of Language. Analyzing, critically, the results of the research, we saw the need to reflect on the process of training, performance and development of the medical professional in teaching. Specific teacher training is required to start a career as a teacher, and institutions should promote initial, ongoing pedagogical training actions, allowing for changes in the pedagogical practices of medical professionals in undergraduate medical courses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2018-10-18T18:41:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Fernanda Miranda Caliani Sá.pdf: 480365 bytes, checksum: ec0fc3af2197b4c44898e83ed0c69d63 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-18T18:41:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Fernanda Miranda Caliani Sá.pdf: 480365 bytes, checksum: ec0fc3af2197b4c44898e83ed0c69d63 (MD5) Previous issue date: 2018-04-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/2838/Fernanda%20Miranda%20Caliani%20S%c3%a1.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectIdentidade profissionalpor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectMedicinapor
dc.subjectSaberes da docênciapor
dc.subjectProfessional identityeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectMedicineeng
dc.subjectKnowledge of teachingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOs saberes dos médicos docentes sobre a atuação profissional no ensino superiorpor
dc.title.alternativeThe knowledge of doctors professors about professional work in higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Miranda Caliani Sá.pdf469,11 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons