Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZIMMERMAN, Charlotte Louise Varella Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7301948838362660por
dc.contributor.advisor1Dias, Carmen Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5779371067985868por
dc.contributor.referee1Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967248644893507por
dc.contributor.referee2Hernandes, Elianeth Dias Kanthack-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2793290683138177por
dc.date.accessioned2019-08-30T18:31:47Z-
dc.date.issued2019-03-26-
dc.identifier.citationZIMMERMAN, Charlotte Louise Varella Rodrigues. O ensino das linguagens artísticas na infância: uma proposta de intervenção. 2019. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1190-
dc.description.resumoA presente dissertação intitulada - “O ensino das linguagens artísticas na infância: uma proposta de intervenção” - vinculada à linha de Formação e Ação do Profissional Docente e Práticas Pedagógicas, no Programa de Mestrado em Educação, Universidade do Oeste Paulista, teve por objetivo propor, realizar e analisar o desenvolvimento de uma proposta de intervenção para o ensino das linguagens artísticas em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental em um contexto de escola pública municipal de uma cidade de médio porte do interior Paulista. Como aporte teórico epistemológico, esta pesquisa dá ênfase para a teoria histórico-cultural e descreve os principais pressupostos teórico-metodológicos do ensino de arte, a fim de refletir sobre os desafios e possibilidades do mesmo. Trata-se de uma pesquisa intervenção, de abordagem qualitativa e contou com a participação da pesquisadora, de uma professora e seus respectivos alunos. Foram elaboradas e aplicadas entrevistas semiestruturadas pré e pós-intervenção com questões abertas para a professora e pós-intervenção para os alunos desta sala (escolhidos por sorteio). Para a coleta dos dados, também foram analisados os Planos de Gestão, os Projetos Político-Pedagógico, os Planos de Ensino da disciplina de Arte, além da observação e participação da pesquisadora durante a proposta interventiva; havendo o recolhimento das produções nas diferentes linguagens artísticas pelos alunos durante as aulas do componente curricular Arte. Os resultados indicam que os alunos conseguiram produzir nas linguagens artísticas (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro), além de contextualizarem seus trabalhos; confirmou-se que, no ensino da arte, proposto na intervenção e os momentos vivenciados pelas crianças tenham contribuído para o seu desenvolvimento humano.por
dc.description.abstractThe present dissertation entitled "The teaching of artistic languages in childhood: an intervention proposal" - linked to the Training and Action of Teaching Profession and Pedagogical Practices, in the Master's Program in Education, University of West Paulista, aimed to propose, to carry out and analyze the development of an intervention proposal for the teaching of artistic languages in a class of the 3rd year of Elementary School in a context of a municipal public school in a medium-sized city in the interior of São Paulo. As an epistemological theoretical contribution, this research emphasizes historical-cultural theory and describes the main theoretical-methodological assumptions of art teaching in order to reflect on the challenges and possibilities of art teaching. This is an intervention research, with a qualitative approach and was attended by the researcher, a teacher and their respective students. Pre-and post-intervention semistructured interviews were prepared and applied with questions open to the teacher and post-intervention for the students of this room (chosen by lot). For the data collection, the Management Plans, the Political-Pedagogical Projects, the Teaching Plans of the Art discipline were analyzed, as well as the observation and participation of the researcher during the interventional proposal; with the collection of the productions in the different artistic languages by the students during the classes of the curricular component Art. The results indicate that the students were able to produce in the artistic languages (Visual Arts, Music, Dance and Theater), in addition to contextualizing their works; it was confirmed that in the teaching of art, proposed in the intervention and the moments lived by the children contributed to their human development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2019-08-30T18:31:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Charlotte Louise Varella Rodrigues Zimmerman.pdf: 5821872 bytes, checksum: 5879dd2a25f562be806b97274f983a4b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-30T18:31:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Charlotte Louise Varella Rodrigues Zimmerman.pdf: 5821872 bytes, checksum: 5879dd2a25f562be806b97274f983a4b (MD5) Previous issue date: 2019-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/3297/Charlotte%20Louise%20Varella%20Rodrigues%20Zimmerman.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Arte no Brasilpor
dc.subjectLinguagens Artísticaspor
dc.subjectEnsino Fundamental Anos Iniciaispor
dc.subjectDesenvolvimento Culturalpor
dc.subjectPesquisa Intervençãopor
dc.subjectTeaching of Art in Brazileng
dc.subjectArtistic Languageseng
dc.subjectBasic Education Fundamental Yearseng
dc.subjectCultural Developmenteng
dc.subjectResearch Interventioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino das linguagens artísticas na infância: uma proposta de intervençãopor
dc.title.alternativeThe teaching of artistic languages in childhood: a proposal for interventioneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Charlotte Louise Varella Rodrigues Zimmerman.pdf5,69 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons