Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1190
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino das linguagens artísticas na infância: uma proposta de intervenção
Título(s) alternativo(s): The teaching of artistic languages in childhood: a proposal for intervention
Autor: ZIMMERMAN, Charlotte Louise Varella Rodrigues 
Primeiro orientador: Dias, Carmen Lúcia
Primeiro membro da banca: Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan
Segundo membro da banca: Hernandes, Elianeth Dias Kanthack
Resumo: A presente dissertação intitulada - “O ensino das linguagens artísticas na infância: uma proposta de intervenção” - vinculada à linha de Formação e Ação do Profissional Docente e Práticas Pedagógicas, no Programa de Mestrado em Educação, Universidade do Oeste Paulista, teve por objetivo propor, realizar e analisar o desenvolvimento de uma proposta de intervenção para o ensino das linguagens artísticas em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental em um contexto de escola pública municipal de uma cidade de médio porte do interior Paulista. Como aporte teórico epistemológico, esta pesquisa dá ênfase para a teoria histórico-cultural e descreve os principais pressupostos teórico-metodológicos do ensino de arte, a fim de refletir sobre os desafios e possibilidades do mesmo. Trata-se de uma pesquisa intervenção, de abordagem qualitativa e contou com a participação da pesquisadora, de uma professora e seus respectivos alunos. Foram elaboradas e aplicadas entrevistas semiestruturadas pré e pós-intervenção com questões abertas para a professora e pós-intervenção para os alunos desta sala (escolhidos por sorteio). Para a coleta dos dados, também foram analisados os Planos de Gestão, os Projetos Político-Pedagógico, os Planos de Ensino da disciplina de Arte, além da observação e participação da pesquisadora durante a proposta interventiva; havendo o recolhimento das produções nas diferentes linguagens artísticas pelos alunos durante as aulas do componente curricular Arte. Os resultados indicam que os alunos conseguiram produzir nas linguagens artísticas (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro), além de contextualizarem seus trabalhos; confirmou-se que, no ensino da arte, proposto na intervenção e os momentos vivenciados pelas crianças tenham contribuído para o seu desenvolvimento humano.
Abstract: The present dissertation entitled "The teaching of artistic languages in childhood: an intervention proposal" - linked to the Training and Action of Teaching Profession and Pedagogical Practices, in the Master's Program in Education, University of West Paulista, aimed to propose, to carry out and analyze the development of an intervention proposal for the teaching of artistic languages in a class of the 3rd year of Elementary School in a context of a municipal public school in a medium-sized city in the interior of São Paulo. As an epistemological theoretical contribution, this research emphasizes historical-cultural theory and describes the main theoretical-methodological assumptions of art teaching in order to reflect on the challenges and possibilities of art teaching. This is an intervention research, with a qualitative approach and was attended by the researcher, a teacher and their respective students. Pre-and post-intervention semistructured interviews were prepared and applied with questions open to the teacher and post-intervention for the students of this room (chosen by lot). For the data collection, the Management Plans, the Political-Pedagogical Projects, the Teaching Plans of the Art discipline were analyzed, as well as the observation and participation of the researcher during the interventional proposal; with the collection of the productions in the different artistic languages by the students during the classes of the curricular component Art. The results indicate that the students were able to produce in the artistic languages (Visual Arts, Music, Dance and Theater), in addition to contextualizing their works; it was confirmed that in the teaching of art, proposed in the intervention and the moments lived by the children contributed to their human development.
Palavras-chave: Ensino de Arte no Brasil
Linguagens Artísticas
Ensino Fundamental Anos Iniciais
Desenvolvimento Cultural
Pesquisa Intervenção
Teaching of Art in Brazil
Artistic Languages
Basic Education Fundamental Years
Cultural Development
Research Intervention
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: ZIMMERMAN, Charlotte Louise Varella Rodrigues. O ensino das linguagens artísticas na infância: uma proposta de intervenção. 2019. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1190
Data de defesa: 26-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Charlotte Louise Varella Rodrigues Zimmerman.pdf5,69 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons