Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Adriano Luiz de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363775059826173por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Eliza Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9911797536561241por
dc.contributor.referee1Fürkotter, Mônica-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825695450465603por
dc.contributor.referee2Prado, Vagner Matias do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5401466231790767por
dc.date.accessioned2019-09-19T18:14:22Z-
dc.date.issued2018-10-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Adriano Luiz de. O currículo de Química do Estado de São Paulo: concepções de professores do Ensino Médio. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1191-
dc.description.resumoVinculado à Linha de Pesquisa Políticas Publicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade, do Mestrado em Educação, da Universidade do Oeste Paulista, esta pesquisa tem o objetivo de problematizar o currículo de Química da Rede Pública do Estado de São Paulo a partir da concepção de professores sobre sua efetividade. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo com 26 professores atuantes na rede estadual, na disciplina de Química, de um munícipio de médio porte do interior paulista, aplicando-se um questionário estruturado com questões abertas e fechadas voltadas aos objetivos desta pesquisa. O estudo caracterizou-se como descritivo de abordagem qualitativa, realizando-se uma análise descritiva para compreensão dos resultados encontrados. Em uma perspectiva crítica, ao final deste estudo foi possível verificar o currículo como limitador do ensino de Química, principalmente por apresentar insuficiência como falta de contextualização à realidade do aluno, conteúdos com informações ultrapassadas, falta de ilustrações, disposição inadequada de conteúdos de Química, superficialidade e conteúdos e atividades incompletas. Observando-se, dentre as limitações, o excessivo uso de normas e detalhamento dos conteúdos, o estudo sugere que esse aspecto necessita ser modificado no currículo oficial, assumindo um caráter mais orientativo.por
dc.description.abstractUnder the research program of Public Policies in Education, Educational Practices and Diversities of the Master’s degree in Education at the Universidade do Oeste Paulista, the present research is aimed to shed a light on the Chemistry school program of the public state education of São Paulo from the conception of teachers on its effectiveness. As a methodology, a field research was carried out with 26 professors teaching Chemistry in the state public school of São Paulo by applying a structured questionnaire with open and closed questions, focused on the objectives of this research. The research is descriptive-qualitative, and a descriptive analysis was performed in order to comprehend the results. In a more reviewing perspective, by conducting the present study, it was possible to verify the curriculum as a limitation to teach Chemistry, especially due to restrictions such as lack of contextualization to the student reality, contents presenting outdated information, lack of illustrations, inappropriate arrangement of Chemistry contents, superficiality and incomplete contents and activities. Among the limitations observed, there was the overuse of standards and of detailing the contents, suggesting that this aspect should be modified in the official curriculum by taking a more guiding role.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2019-09-19T18:14:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Adriano Luiz de Souza.pdf: 898506 bytes, checksum: b70d3dce2456d7e1a88a4705af8d5a22 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-19T18:14:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Adriano Luiz de Souza.pdf: 898506 bytes, checksum: b70d3dce2456d7e1a88a4705af8d5a22 (MD5) Previous issue date: 2018-10-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/3307/Adriano%20Luiz%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCurrículo de Químicapor
dc.subjectReformas Curricularespor
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subjectChemistry School Programseng
dc.subjectCurriculum Reformeng
dc.subjectEducational Policyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO currículo de Química do Estado de São Paulo: Concepções de professores do Ensino Médiopor
dc.title.alternativeThe Chemistry school program of the State of São Paulo: Conceptions by high school teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriano Luiz de Souza.pdf877,45 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons