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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFORTUNA, Mariza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0267674230796663por
dc.contributor.advisor1Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967248644893507por
dc.contributor.referee1Parisotto , Ana Luzia Videira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7961313550477392por
dc.contributor.referee2Francisco, Marcos Vinicius-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996858773030239por
dc.date.accessioned2019-11-04T12:42:10Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.citationFORTUNA, Mariza. Modelos de formação continuada em um Município do Noroeste Paulista: um estudo de caso. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1204-
dc.description.resumoA presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e à linha de pesquisa “Formação e Ação Profissional Docente e Práticas Educativas”, teve como objetivo identificar e analisar a criticidade e a atualização dos modelos de formação continuada ofertados em duas escolas de Ensino Fundamental dos Anos Finais da rede estadual de um município do noroeste paulista. O aporte teórico utilizado foi o histórico-cultural (bakhtiniano e vygotskyano), com foco nos conceitos dialéticos de identidade profissional, ação docente, formação docente e formação continuada; a abordagem foi de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, com análise documental de partes da legislação brasileira sobre Educação Continuada, análise de materiais pedagógicos produzidos pela Diretoria Estadual de Ensino e a Proposta Político-Pedagógica das duas escolas estaduais envolvidas na pesquisa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três gestores de cada Unidade Escolar e dois docentes de cada escola, totalizando dez participantes da pesquisa. A análise dos dados coletados foi efetuada pela técnica da triangulação. Os dados obtidos apontaram que gestores e docentes não conseguem definir concepções epistemológicas que fomentem um trabalho docente autoavaliativo e crítico-reflexivo. Portanto, a falta de identificação dessas concepções faz com que os gestores não consigam planejar e organizar, de modo mais contributivo, os atuais modelos de formação continuada ofertados nas escolas referidas, o que acaba por não favorecer para uma formação crítica e autorreflexiva dos docentes. Assim, os resultados contribuíram para uma revisão crítica dos modelos institucionais de planejamento e realização das ações formativas nos processos de educação continuada de professores da Diretoria Estadual de Ensino do Município pesquisado.por
dc.description.abstractThe present research, linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) and the research line "Training and Professional Teacher Action and Educational Practices", aimed to identify and analyze criticality and updating of the models of continuing education offered in two schools of Elementary School of the Final Years of the state network of a municipality of northwest São Paulo. The theoretical contribution was historical-cultural (Bakhtinian and Vygotskyan), focusing on the dialectical concepts of professional identity, teaching action, teacher training and continuing education; the qualitative approach was the case study, with documentary analysis of parts of the Brazilian legislation on Continuing Education, analysis of pedagogical materials produced by the State Board of Education, and the Political-Pedagogical Proposal of the two state schools involved in the research. Semi-structured interviews were conducted with three managers from each School Unit and two teachers from each school, totaling ten participants of the research. The analysis of the data collected was performed by the triangulation technique. The data obtained showed that managers and teachers can not define epistemological conceptions that foster a self-evaluating and critical-reflexive teaching work. Therefore, the lack of identification of these concepts makes it impossible for managers to plan and organize, in a more contributory way, the current models of continuing education offered in the mentioned schools, which does not favor a critical and self-reflexive formation of teachers. Thus, the results contributed to a critical review of the institutional models of planning and implementation of the training actions in the processes of continuing education of teachers of the State Board of Education of the Municipality surveyed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2019-11-04T12:42:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Mariza Fortuna.pdf: 1284612 bytes, checksum: 5833e162d293bb5686826142848601a2 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/3400/Mariza%20Fortuna.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectEnsino Fundamental Anos Finaispor
dc.subjectIdentidade Profissionalpor
dc.subjectAção Docentepor
dc.subjectContinuing Educationeng
dc.subjectElementary School of theFinal Yearseng
dc.subjectProfessional identityeng
dc.subjectTeaching Actioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleModelos de formação continuada em um município do noroeste paulista: Um estudo de casopor
dc.title.alternativeModels of continuing education in a municipality in the northwest of São Paulo: A case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
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