Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1208
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada no ensino fundamental I: pressupostos teórico-metodológicos e os reflexos na ação docente
Título(s) alternativo(s): Continuing education in elementary education I: theoretical-methodological assumptions and the reflexes in the teaching action
Autor: ALBERTINO, Flávia Maria 
Primeiro orientador: Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan
Primeiro membro da banca: Hernandes, Elianeth Dias Kanthack
Segundo membro da banca: Gebran, Raimunda Abou
Resumo: O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar os pressupostos teórico - metodológicos de norteamento das propostas de formação continuada de professores, ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação, em duas escolas do ensino fundamental I, de um município do interior paulista e seus reflexos na ação docente. O aporte teórico foi de natureza histórico-cultural (bakhtiniana); trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, configurando-se como estudo de caso, com análise documental e entrevista semiestruturada, envolvendo três professoras, duas orientadoras pedagógicas e uma diretora, abrangendo o total de seis participantes diretos. A análise dos dados coletados dos documentos e das entrevistas foi feita por meio do processo teórico de triangulação, da análise de conteúdo e da análise semiótica de interpretação histórico-cultural (bakhtiniana) das falas das profissionais entrevistadas. Os resultados apontaram que o processo de formação docente, não ocorre de forma dialógica e ambivalente, pautada no desenvolvimento cultural, por meio das relações interpessoais e intersubjetivas, conforme enfatiza a teoria histórico-cultural. A presente pesquisa possibilita uma revisão crítico-reflexiva das práticas de formação continuada ofertadas pelo município pesquisado, e por extensão, poderá servir de objeto de confrontos com outros contextos de formação docente em outros municípios brasileiros.
Abstract: The objective of this research was to identify and analyze the theoretical - methodological assumptions that guide the proposals of continuing education of teachers, offered by the Municipal Department of Education, in two elementary schools I, in a city located in the interior of São Paulo and its reflexes in the teaching action. The theoretical contribution was of historical-cultural nature (Bakhtinian); this is a qualitative research, configured as a case study, with documentary analysis and semi-structured interview, involving three teachers, two pedagogical advisors and one director, covering a total of six direct participants. The analysis of the data collected from the documents and interviews was made through the theoretical process of triangulation, content analysis and semiotic analysis of historical-cultural (Bakhtinian) interpretation of the speeches of the interviewed professionals. The results showed that the process of teacher education/formation does not occur in a dialogical and ambivalent way, based on cultural development, through interpersonal and intersubjective relations, as emphasized by the historical-cultural theory. This research enables a critical-reflexive review of the continuing education practices offered by the researched municipality, and by extension, may serve as an object of confrontation with other contexts of teacher education formation in other Brazilian municipalities.
Palavras-chave: Formação continuada
Ensino fundamental I
Identidade profissional docente
Ação docente
Aporte histórico-cultural
Continuing education
Elementary education I
Teachers’ professional identity
Teaching action
Historical-cultural contribution
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: ALBERTINO, Flávia Maria. Formação continuada no ensino fundamental I: pressupostos teórico-metodológicos e os reflexos na ação docente. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1208
Data de defesa: 8-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flávia Maria Albertino.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons