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dc.creatorMARIA, Renato Pandur-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898677689284271por
dc.contributor.advisor1Santos, Danielle Aparecida do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584por
dc.contributor.referee1Gitahy, Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746por
dc.contributor.referee2Schlünzen Junior, Klaus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1845236241293068por
dc.date.accessioned2019-11-29T17:19:05Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.identifier.citationMARIA, Renato Pandur. Indicadores para a construção de REA na educação superior em uma perspectiva de inclusão. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1209-
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado, vinculada à Linha de Pesquisa 1 “Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade” do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), tem como objeto de estudo os Recursos Educacionais Abertos (REA) para a Educação Superior, no processo de inclusão de estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Parte-se da perspectiva de que o aprimoramento das práticas pedagógicas exerce papel fundamental nas questões que envolvem o chamado paradigma de Educação Inclusiva, no Brasil e no mundo. A partir do final do século XX a Educação Especial passou a ser articulada à Educação Inclusiva, mas, os transtornos de linguagem e interação são um desafio para a escolarização regular de pessoas com TEA. Para que estudantes com esse perfil desenvolvam o seu potencial nos diferentes níveis e modalidades de educação, as tecnologias digitais e a Tecnologia Assistiva podem ser valiosas na validação de estratégias com foco na aprendizagem desses estudantes e para todos, sobretudo porque na geração atual os jovens interagem e se comunicam por tecnologias digitais. O objetivo principal foi analisar o processo de estruturação de indicadores para a construção de Recursos Educacionais Abertos visando o ensino e a aprendizagem de estudantes com TEA no contexto do Ensino Superior, na perspectiva da inclusão. Para dar corpus ao desenho teórico, adotou-se a perspectiva de inclusão baseada em autores como Mantoan, Sassaki, Stainback e Stainback, Schlunzen e Santos. A abordagem de pesquisa é qualitativa e para a definição do problema de pesquisa partiu-se do contexto de inclusão de um estudante com TEA no curso de Jogos Digitais de uma universidade particular do interior do Estado de São Paulo. Para alcançar os objetivos foram realizadas duas etapas: 1. análise documental em bases de dados e repositórios educacionais digitais, buscando a existência de REA para o ensino e a aprendizagem na área de jogos digitais/tecnologia; 2. grupo de discussão composto por docentes, pesquisadores e profissionais envolvidos na área de jogos digitais/tecnologia, com vistas à reflexão e a proposição de indicadores para a construção de REA que possam auxiliar o ensino e a aprendizagem frente a estudantes com TEA, em uma perspectiva de inclusão. A análise de dados foi realizada mediante triangulação metodológica, em que buscou-se decodificar os dados qualitativos, possibilitando a organização sistemática dos indicadores propostos no grupo de discussão. Os indicadores gerados foram: Não diferenciar, Identificação de Habilidades e Competências e Recurso Autoconfigurável. Espera-se que a dissertação contribua para a construção de REA, no contexto da Educação Superior, que possam auxiliar o estudante com TEA e todos os demais estudantes nos processos de ensino e aprendizagem nas diferentes áreas de formação.por
dc.description.abstractThis dissertation, linked to Research Line 1 "Public Policies in Education, Educational Practices and Diversity" of the Post-Graduate Program / Master of Education of the University of the West Paulista University (Unoeste), has as object of study the Educational Resources (REA) for Higher Education, in the process of inclusion of students with Autism Spectrum Disorders (ASD). It is based on the perspective that the improvement of pedagogical practices plays a fundamental role in the issues that involve the so-called Inclusive Education paradigm in Brazil and in the world. From the end of the twentieth century, Special Education began to be articulated to Inclusive Education, but, language and interaction disorders are a challenge for the regular schooling of people with ASD. In order for students with this profile to develop their potential in the different levels and modalities of education, digital technologies and Assistive Technology can be valuable in validating strategies focused on the learning of these students and for all, especially since in the present generation the young people interact and communicate through digital technologies. The main objective was to analyze the process of structuring indicators for the construction of Open Educational Resources aimed at the teaching and learning of students with ASD in the context of Higher Education, from the perspective of inclusion. To give corpus to the theoretical drawing, the perspective of inclusion was adopted based on authors like Mantoan, Sassaki, Stainback and Stainback, Schlunzen and Santos. The research approach is qualitative and the definition of the research problem was based on the context of inclusion of a student with TEA in the course of Digital Games of a private university in the interior of the State of São Paulo. In order to achieve the objectives, two steps were taken: 1. documentary analysis in databases and digital educational repositories, seeking the existence of REA for teaching and learning in the area of digital games / technology; 2. discussion group composed of teachers, researchers and professionals involved in the area of digital games / technology, with a view to the reflection and the proposal of indicators for the construction of OER that can help teaching and learning in front of students with ASD, in an inclusion perspective. Data analysis was carried out through methodological triangulation, in which the qualitative data were decoded, enabling the systematic organization of the indicators proposed in the discussion group. The indicators generated were: Do not differentiate, Identification of Skills and Competencies and Self-Configuring Resource. It is hoped that the dissertation will contribute to the construction of REA, in the context of Higher Education, that can help the student with TEA and all the other students in the teaching and learning processes in the different training areas.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2019-11-29T17:19:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Renato Pandur Maria.pdf: 1050058 bytes, checksum: c7242a7a21ea19932cced6299f94839c (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/3420/Renato%20Pandur%20Maria.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRecursos Educacionais Abertos (REA)por
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)por
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectOpen Educational Resources (OER)por
dc.subjectAutistic Spectrum Disorder (ASD)por
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectInclusive educationpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleIndicadores para a construção de REA na educação superior em uma perspectiva de inclusãopor
dc.title.alternativeIndicators for the construction of REA in higher education in a perspective of inclusioneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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