Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Alice Christina Vaz Ibanhes de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8015899376042411por
dc.contributor.advisor1Scheide, Tereza de Jesus Ferreira-
dc.contributor.referee1Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.referee2Morelatti, Maria Raquel Miotto-
dc.date.accessioned2020-05-27T20:43:50Z-
dc.date.issued2012-12-13-
dc.identifier.citationBRITO, Alice Christina Vaz Ibanhes de Lima. Geometria na educação infantil: formação e saberes necessários à prática pedagógica. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, 2012.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1243-
dc.description.resumoEsta pesquisa intitulada “Geometria na Educação Infantil: formação e saberes necessários à prática pedagógica” está vinculada à linha de pesquisa 2 – Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, do Programa de Mestrado em Educação da Unoeste de Presidente Prudente - SP. Teve como objetivo analisar os saberes dos docentes, a fim de identificar as teorias que orientam o ensino de Geometria na Educação Infantil. A pesquisa de enfoque qualitativo descritivo envolveu pesquisa-ação do tipo intervenção. Neste processo investigativo de intervenção, caminharam juntas a prática investigativa, a reflexiva e a educativa. Os dados obtidos foram trabalhados pela análise de conteúdo. A intervenção foi desenvolvida em encontros quinzenais com professores de Educação Infantil de um colégio particular do município de Presidente Prudente. No decorrer das atividades desenvolvidas com os professores, foi possível identificar a concepção de Educação Infantil, os conteúdos e a metodologia trabalhada, bem como a relação desses dados com as orientações pedagógicas para o ensino na Educação Infantil, com base em documentos como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e as Diretrizes Curriculares Nacionais. A formação dos professores foi analisada, bem como os saberes de Geometria que fazem da sua prática e valendo-se do referencial que serviu de suporte, foram levantados dados que puderam determinar as bases em que se assenta o trabalho dos professores com a Geometria. Essas bases indicaram que as ações dos docentes não estão diretamente ligadas aos documentos, à formação inicial, ou às orientações pedagógicas que recebem, mas são construídas por meio das leituras que os professores fazem da sua prática em sala de aula, consubstanciados nas referências da formação básica e que, segundo a teoria de van Hiele, se encontram ainda no nível básico, tendendo para o nível 1.por
dc.description.abstractThis research entitled "Geometry in Early Childhood Education: training and pedagogical knowledge necessary to practice" is linked to the research line 2-Training and Professional Practice Pedagogical Faculty of the Master's Program in Education Unoeste of Presidente Prudente - SP. Aimed to analyze the knowledge of teachers in order to identify the theoriesthat guidethe teaching of Geometry in Early Childhood Education. A descriptive qualitative research approach involving action research-type intervention. In this investigative process intervention walked together to investigative practice, practice and reflective educational practice. The data obtained was analyzed by content analysis. The study was conducted at fortnightly meetings with kindergarten teachers of a private school in the city of Presidente Prudente. During the activities the teachers were able to identify the concept of early childhood education, content and methodology worked as well as the relationship of these data with the pedagogic approaches to teaching in kindergarten, with documents such as the National Curriculum Reference to Education Children and the National Curriculum. Teacher training was analyzed as well as the knowledge of geometry that make your practice and starting points that served as support, rose data that could determine the basis on which rests the work of teachers with geometry. These bases indicated that the actions of the teachers are not directly linked to documents, initial training, or educational guidelines they receive, but are built from the readings that teachers make their classroom practice, embodied in the reference training basic, and that according to the theory of van Hiele are still at the basic level in tending to level 1.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2020-05-27T20:43:50Z No. of bitstreams: 2 Alice Christina Vaz Ibanhes de Lima Brito.pdf: 1589125 bytes, checksum: 90e10637773783826d7ee40be801d478 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-27T20:43:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Alice Christina Vaz Ibanhes de Lima Brito.pdf: 1589125 bytes, checksum: 90e10637773783826d7ee40be801d478 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2012-12-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/3623/Alice%20Christina%20Vaz%20Ibanhes%20de%20Lima%20Brito.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectEnsino de Geometriapor
dc.subjectNíveis de van Hielepor
dc.subjectvan Hiele Levelseng
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subjectTeaching Geometryeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGeometria na educação infantil: formação e saberes necessários à prática pedagógicapor
dc.title.alternativeGeometry in early childhood education: training and knowledge necessary to practice serviceeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alice Christina Vaz Ibanhes de Lima Brito.pdfDocumento principal.1,55 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons