Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1248
Tipo do documento: Dissertação
Título: A política de formação técnico-profissional da Fundação ITESP para assentados da reforma agrária
Título(s) alternativo(s): The policy of technical-professional training for ITESP Foundation to beneficiaries of agrarian reform
Autor: GONZAGA, Juliana Binatto Schaer 
Primeiro orientador: Francisco, Marcos Vinicius
Primeiro membro da banca: Feliciano, Carlos Alberto
Segundo membro da banca: Dal Ri, Neusa Maria
Resumo: A presente dissertação encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, e à linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade”. Trata da formação técnico-profissional assumida pela Fundação ITESP para a oferta de cursos profissionalizantes aos assentados, mediante convênios firmados com o Centro Paula Souza e com municípios situados no estado de São Paulo. Objetivou-se identificar e analisar os pressupostos políticos, ideológicos e pedagógicos explícitos e subjacentes à formação técnico-profissional para os assentados da Fundação ITESP. Justifica-se tal pesquisa, pois não existem estudos pretéritos que tenham investigado tais pressupostos, bem como a eventual influência da ideologia empresarial nos convênios em questão. Ademais, a importância do estudo decorre do raio de extensão que a ação formativa da Fundação ITESP oferece, pois, apesar de referida Fundação ser responsável pelas políticas agrária e fundiária no âmbito de todo o estado de São Paulo e que existam assentamentos rurais em diversas de suas regiões, verificou-se que tais convênios são celebrados somente na região do Pontal do Paranapanema, situada no extremo sudoeste do estado de São Paulo e marcada pelo conflito de terras. Adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental, sendo que o referencial teórico-metodológico está ancorado na perspectiva do materialismo histórico-dialético. Os documentos analisados consistiram nos quatro convênios firmados pela Fundação ITESP para a oferta de cursos profissionalizantes aos assentados no estado de São Paulo, tendo ainda como partícipes o Centro Paula Souza e os respectivos municípios: Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio e Rosana. Constatou-se que embora os citados convênios abarquem formação técnico-profissional por parte do poder público a jovens beneficiários da reforma agrária, estão envoltos por uma ideologia empresarial, com o objetivo de preparar a força de trabalho para as grandes empresas do agronegócio e reproduzir o sistema de classes.
Abstract: This dissertation is about the technical-professional training implemented by Foundation Land Institute of São Paulo state “José Gomes da Silva” – ITESP to beneficiaries of agrarian reform, is linked to the Postgraduate Program in Education of the University of the West Paulista, in the line of Research "Public Policies in Education, Educational Practices and Diversity". Through signed agreements to Paula Souza Center and cities in São Paulo state. Sought to identify and analyze the political, ideological and pedagogic presuppositions explicit and underlying technical vocational training proposed by ITESP Foundation. Such research is justified because there are no past studies that have investigated the political, ideological and pedagogical presuppositions in the technical-professional training implemented by ITESP Foundation to beneficiaries of agrarian reform, as well as the possible influence of business ideology in the agreements in question. In addition, the importance of the study stems from the radius of extension that the formative action of the ITESP Foundation offers, therefore, despite the fact that Foundation being responsible for agrarian and land policies throughout São Paulo state and that there are rural settlements in several of its regions, it was verified that such agreements are only celebrated in the region of Pontal do Paranapanema, located in the extreme southwest of the state of São Paulo and marked by conflict of lands. Bibliographic and documentary research was adopted, and the theoretical-methodological framework is anchored in the perspective of historical-dialectical materialism. The documents analyzed consisted of the four agreements signed by the ITESP Foundation for the provision of vocational courses to settlers in the state of São Paulo, with the Paula Souza Center and the respective municipalities as partners: Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio and Rosana. The results show contradictions in the conjuncture of the mentioned formative action, because although the agreements deal with the implementation of technical-professional training proposal by the public power to beneficiaries of the agrarian reform, in fact, are surrounded by an entrepreneurial ideology, with the purpose of preparing the workforce for the big agribusiness enterprises and reproducing the class system.
Palavras-chave: Fundação ITESP
Formação técnico-profissional
Assentamentos
Pressupostos políticos, ideológicos e pedagógicos
Ideologia empresarial
ITESP Foundation
Technical-professional training
Settlements
Political, ideological and pedagogic presuppositions
Business ideology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: GONZAGA, Juliana Binatto Schaer. A política de formação técnico-profissional da Fundação ITESP para assentados da reforma agrária. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1248
Data de defesa: 28-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Binatto Schaer Gonzaga.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons