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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBASSAN, Renata Quenca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788162888745417por
dc.contributor.advisor1Oliveira , Maria Eliza Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9911797536561241por
dc.contributor.referee1Alaniz, Érika Porceli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6828027491772575por
dc.contributor.referee2Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7340016437698240por
dc.date.accessioned2020-07-13T12:48:51Z-
dc.date.issued2019-04-22-
dc.identifier.citationBASSAN, Renata Quenca. O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalho. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1269-
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado se desenvolveu no âmbito da Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). O objetivo geral da pesquisa é analisar o perfil identitário profissional de docentes do ensino superior privado no contexto da reorganização do trabalho. Nesse sentido, adotou-se uma perspectiva crítica, analisando o fenômeno considerando, sobretudo, os aspectos sócio-históricos, políticos e econômicos de modo que o contexto investigado não fosse tratado de forma isolada, mas relacionado a uma totalidade. Em relação ao perfil identitário do profissional docente, a presente pesquisa se fundamenta nos estudos de Claude Dubar. Para a consecução deste objetivo, optou-se por uma pesquisa qualitativa e empírica, realizada em uma Instituição de Ensino Superior Privada, localizada em um município de médio porte do estado de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores. Após a transcrição das entrevistas, procedeu-se a análise de conteúdo com base no levantamento das categorias relacionadas ao perfil identitário desses docentes, cujo resultado demonstrou um processo de intensificação e precarização do trabalho, revelando mutações na identidade profissional ocasionada por momentos de tensão e insatisfação.por
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Research Line "Public Policies in Education, Formative Processes and Diversity", of the Post-Graduation Program in Education of Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). The general objective of the research is to analyze the professional identity profile of private higher education teachers in the context of the reorganization of work. In this sense, a critical perspective was adopted, analyzing the phenomenon considering, above all, the socio-historical, political and economic aspects so that the investigated context was not treated in isolation, but related to a totality. Regarding the identity profile of the teaching profession, this research is based on the studies of Claude Dubar. In order to achieve this objective, a qualitative and empirical research was conducted at a Private Higher Education Institution located in a medium-sized municipality in the State of São Paulo. The data were obtained through semi-structured interviews with five teachers. After transcription of the interviews, content was analyzed in which categories related to the identity profile of these teachers were raised, whose result showed a process of intensification and precarization of work, revealing mutations in the professional identity caused by moments of tension and dissatisfaction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2020-07-13T12:48:51Z No. of bitstreams: 2 Renata Quenca Bassan.pdf: 725932 bytes, checksum: 3978db95a083d822aed4ce38398f26fa (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-13T12:48:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Renata Quenca Bassan.pdf: 725932 bytes, checksum: 3978db95a083d822aed4ce38398f26fa (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-04-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/3784/Renata%20Quenca%20Bassan.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino superior privadopor
dc.subjectPrecarizaçãopor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectIdentidade profissionalpor
dc.subjectMercantilizaçãopor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectPrivate higher educationeng
dc.subjectPrecariousnesspor
dc.subjectTeaching workpor
dc.subjectProfessional identitypor
dc.subjectMercantilizationpor
dc.subjectNeoliberalismpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalhopor
dc.title.alternativeThe professional identity profile of private higher education teachers in the context of the reorganization of workeng
dc.typeDissertaçãopor
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