Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorREZENDE, Rosana Meire Cazadei-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8554138491373166por
dc.contributor.advisor1Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967248644893507por
dc.contributor.referee1Oliveira, Anna Augusta Sampaio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0053554769698449por
dc.contributor.referee2Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238por
dc.date.accessioned2020-07-17T12:50:44Z-
dc.date.issued2019-08-21-
dc.identifier.citationREZENDE, Rosana Meire Cazadei. Formação docente para inclusão do aluno com transtornos do espectro autista no ensino superior. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1270-
dc.description.resumoO presente estudo vincula-se à linha de pesquisa Formação e Ação do Profissional Docente e Práticas Educativas do Programa de Pós- Graduação em Educação, Nível de Mestrado, da Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, Presidente Prudente (SP). O ingresso de estudantes com Transtornos do Espectro Autista nas Instituições de Ensino Superior é uma realidade e um desafio, em especial para os docentes, que devem atender suas especificidades, respeitando suas diferenças e permitindo o desenvolvimento de suas potencialidades. O novo aspecto do cenário educacional, centrado na obrigatoriedade da inserção de estudantes autistas no ensino regular (da educação básica à universidade) instigou a realização desta pesquisa, cujo objetivo foi Analisar o perfil da formação teórica e prática dos docentes e coordenadores da Instituição de Ensino Superior pesquisada para atuarem na inclusão de estudantes com Transtornos do Espectro Autista no Ensino Superior. A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa, envolvendo entrevista semiestruturada com nove professores participantes (um de cada curso de graduação) e nove docentes coordenadores dos referidos cursos, em uma faculdade particular de um município de porte médio do Norte do Paraná. Os dados obtidos da entrevista (tematização e discussão dos conteúdos das falas dos entrevistados) foram analisados de acordo com o aporte teórico semiótico vigotskiano. Os resultados contribuíram para o debate acadêmico-científico como indicadores das necessidades específicas dos docentes de Ensino Superior para uma ação crítico-reflexiva de inclusão universitária dos estudantes com Transtornos do Espectro Autista.por
dc.description.abstractThis study researches in the line Training and Action of the Professional Teacher and Educational Practices of the Graduate Program in Education, Master's Degree, at Universidade do Oeste Paulista - Unoeste, Presidente Prudente (SP). The entry of students with Autism Spectrum Disorders in Higher Education Institutions is a reality and a challenge, especially for teachers, who must meet their specificities, respecting their differences and allowing the development of their potential. The new aspect of the educational scenario, centered on the compulsory inclusion of autistic students in regular education (from basic education to university) prompted this research, whose objective is to analyze the profile of the theoretical and practical formation of the teachers and coordinators researched for to include students with Autism Spectrum Disorders in higher education. The research approach is qualitative in nature, involving a semi-structured interview with nine participating professors (one from each undergraduate course) and nine coordinating teachers of these courses, in a private college of a medium-sized municipality in Northern Paraná. The data obtained from the interview (thematization and discussion of the speech contents of the interviewees) were analyzed according to the Vigotskian semiotic theoretical framework. The results contributed to the academic-scientific debate as indicators of the specific needs of higher education teachers for a critical-reflexive action of university inclusion of students with Autism Spectrum Disorders.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2020-07-17T12:50:44Z No. of bitstreams: 2 Rosana Meire Cazadei Rezende.pdf: 903488 bytes, checksum: 080f55f69f29516db049194307c344e5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-17T12:50:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Rosana Meire Cazadei Rezende.pdf: 903488 bytes, checksum: 080f55f69f29516db049194307c344e5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-08-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/3800/Rosana%20Meire%20Cazadei%20Rezende.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectTranstornos do espectro autistapor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectAutism spectrum disorderspor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação docente para inclusão do aluno com transtornos do espectro autista no ensino superiorpor
dc.title.alternativeTeacher education for inclusion of students with autism spectrum disorders in higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosana Meire Cazadei Rezende.pdf882,31 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons