Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1270
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | REZENDE, Rosana Meire Cazadei | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8554138491373166 | por |
dc.contributor.advisor1 | Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2967248644893507 | por |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Anna Augusta Sampaio de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0053554769698449 | por |
dc.contributor.referee2 | Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7346754405819238 | por |
dc.date.accessioned | 2020-07-17T12:50:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-21 | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Rosana Meire Cazadei. Formação docente para inclusão do aluno com transtornos do espectro autista no ensino superior. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1270 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa Formação e Ação do Profissional Docente e Práticas Educativas do Programa de Pós- Graduação em Educação, Nível de Mestrado, da Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, Presidente Prudente (SP). O ingresso de estudantes com Transtornos do Espectro Autista nas Instituições de Ensino Superior é uma realidade e um desafio, em especial para os docentes, que devem atender suas especificidades, respeitando suas diferenças e permitindo o desenvolvimento de suas potencialidades. O novo aspecto do cenário educacional, centrado na obrigatoriedade da inserção de estudantes autistas no ensino regular (da educação básica à universidade) instigou a realização desta pesquisa, cujo objetivo foi Analisar o perfil da formação teórica e prática dos docentes e coordenadores da Instituição de Ensino Superior pesquisada para atuarem na inclusão de estudantes com Transtornos do Espectro Autista no Ensino Superior. A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa, envolvendo entrevista semiestruturada com nove professores participantes (um de cada curso de graduação) e nove docentes coordenadores dos referidos cursos, em uma faculdade particular de um município de porte médio do Norte do Paraná. Os dados obtidos da entrevista (tematização e discussão dos conteúdos das falas dos entrevistados) foram analisados de acordo com o aporte teórico semiótico vigotskiano. Os resultados contribuíram para o debate acadêmico-científico como indicadores das necessidades específicas dos docentes de Ensino Superior para uma ação crítico-reflexiva de inclusão universitária dos estudantes com Transtornos do Espectro Autista. | por |
dc.description.abstract | This study researches in the line Training and Action of the Professional Teacher and Educational Practices of the Graduate Program in Education, Master's Degree, at Universidade do Oeste Paulista - Unoeste, Presidente Prudente (SP). The entry of students with Autism Spectrum Disorders in Higher Education Institutions is a reality and a challenge, especially for teachers, who must meet their specificities, respecting their differences and allowing the development of their potential. The new aspect of the educational scenario, centered on the compulsory inclusion of autistic students in regular education (from basic education to university) prompted this research, whose objective is to analyze the profile of the theoretical and practical formation of the teachers and coordinators researched for to include students with Autism Spectrum Disorders in higher education. The research approach is qualitative in nature, involving a semi-structured interview with nine participating professors (one from each undergraduate course) and nine coordinating teachers of these courses, in a private college of a medium-sized municipality in Northern Paraná. The data obtained from the interview (thematization and discussion of the speech contents of the interviewees) were analyzed according to the Vigotskian semiotic theoretical framework. The results contributed to the academic-scientific debate as indicators of the specific needs of higher education teachers for a critical-reflexive action of university inclusion of students with Autism Spectrum Disorders. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2020-07-17T12:50:44Z No. of bitstreams: 2 Rosana Meire Cazadei Rezende.pdf: 903488 bytes, checksum: 080f55f69f29516db049194307c344e5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-07-17T12:50:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Rosana Meire Cazadei Rezende.pdf: 903488 bytes, checksum: 080f55f69f29516db049194307c344e5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-08-21 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/3800/Rosana%20Meire%20Cazadei%20Rezende.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Oeste Paulista | por |
dc.publisher.department | Mestrado em Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNOESTE | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Transtornos do espectro autista | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | Autism spectrum disorders | por |
dc.subject | Teacher training | por |
dc.subject | Higher education | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Formação docente para inclusão do aluno com transtornos do espectro autista no ensino superior | por |
dc.title.alternative | Teacher education for inclusion of students with autism spectrum disorders in higher education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rosana Meire Cazadei Rezende.pdf | 882,31 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons