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Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações de gênero na educação física escolar: uma abordagem interventiva a partir do currículo do Estado de São Paulo x percepção dos(as) estudantes
Título(s) alternativo(s): Gender relations and school physical education: an interventive approach from the curriculum from the state of Sao Paulo x perception of students
Autor: COCATO, Zirleide 
Primeiro orientador: Francisco , Marcos Vinicius
Primeiro membro da banca: Caetano , Wagner Aparecido
Segundo membro da banca: Prado, Vagner Matias do
Resumo: Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, à linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade e ao grupo de pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED). Embora a temática das relações de gênero tenha alcançado maior visibilidade no que tange à produção científica, em especial, nos últimos anos, assiste-se grande resistência por parte de alguns grupos da sociedade, a fim de que tal temática possa ser contemplada na educação escolar. A pesquisa faz parte assumiu como objetivo central, identificar e analisar as interfaces do currículo de Educação Física do estado de São Paulo com as questões de gênero e como são compreendidas pelos/as estudantes do Ensino Médio a partir de intervenções sobre o tema. A perspectiva teórica adotada centrou-se nos estudos de gênero e nas contribuições de estudos críticos, com enfoque histórico-cultural em Educação Física. A investigação de natureza qualitativa utilizou-se da pesquisa interventiva e da análise documental para obtenção dos dados. Foram participantes, estudantes de uma turma do 3ª série do ensino médio de uma escola da rede estadual, de um município de médio porte do interior paulista. No primeiro momento, realizou-se a análise documental dos cadernos do aluno e do professor vinculados ao currículo de Educação Física do estado de São Paulo, a fim de identificar as situações de aprendizagem presentes no referido que abordam as questões de gênero e como elas são propostas. Posteriormente, foi aplicado um questionário, com questões abertas e fechadas, com intenção de identificar as percepções iniciais dos estudantes sobre o tema. Após, mediou-se o tema “gênero” junto aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio como parte da intervenção desenvolvida, por meio de um conjunto de seis aulas, nas quais foram aprofundadas as atividades propostas nas situações de aprendizagem do caderno do professor, referentes ao tema gênero. Por fim, após as intervenções, foi realizado um grupo focal com sete estudantes, para averiguação de como eles conceberam as relações de gênero a partir das vivências e reflexões sobre as manifestações da cultura corporal nas aulas de Educação Física. Os dados coletados foram analisados por meio da triangulação de dados e revelaram que o trato com a temática gênero, no currículo de Educação Física do estado de São Paulo, é tímido; que a segregação dos conteúdos da manifestação da cultural corporal ainda se fazem presente nas percepções dos/as estudantes e que há uma urgência em problematizar intencionalmente e cientificamente as questões relacionadas ao gênero.
Abstract: This dissertation is linked to the Graduate Program in Education of the University of Oeste Paulista, the research line Public Policies in Education, Educational Practices and Diversity and the research group State, Educational Policies and Democracy (EPED). Although the issue of gender relations has gained greater visibility with regard to scientific production, especially in recent years, there has been great resistance from some groups in society, so that this theme can be addressed in school education. The research assumed as a central objective, identify and analyze the interfaces of the Physical Education curriculum of the state of São Paulo with gender issues and how they are understood by high school students from interventions on the subject. The theoretical perspective adopted focused on gender studies and the contributions of critical studies, with a historical-cultural focus on Physical Education. The qualitative research used interventional research and document analysis to obtain the data. The participants were students from a 3rd grade high school class from a state school in a medium-sized city of São Paulo state. In the first moment, the documentary analysis of the student and teacher notebooks linked to the Physical Education curriculum of the São Paulo state was carried out in order to identify the learning situations present in the referred that address the gender issues and how they are proposals. Subsequently, a questionnaire with open and closed questions was applied to identify students' initial perceptions of the topic. Afterwards, the theme “gender” was mediated with the students of the 3rd grade of high school as part of the intervention developed, through a set of six classes, in which the activities proposed in the learning situations of the teacher's notebook were deepened referring to the gender theme. Finally, after the interventions, a focus group with seven students was conducted to investigate how they conceived gender relations based on experiences and reflections on the manifestations of body culture in Physical Education classes. The collected data were analyzed through data triangulation and revealed that the treatment with the gender theme in the Physical Education curriculum of the state of São Paulo is timid; that the segregation of the contents of the body cultural manifestation is still present in the students' perceptions and that there is an urgency to intentionally and scientifically problematize gender issues.
Palavras-chave: Relações de gênero
Educação Física escolar
Currículo
São Paulo Faz Escola
Pesquisa interventiva
Gender relations
School physical education
Curriculum
São Paulo Does School
Interventional research
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: COCATO, Zirleide. Relações de gênero na educação física escolar: uma abordagem interventiva a partir do currículo do Estado de São Paulo x percepção dos(as) estudantes. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1271
Data de defesa: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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