Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNanni, Giovanni-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5132079428684478por
dc.contributor.advisor1Santos Filho, José Camilo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044767483762064por
dc.contributor.referee1Alaniz , Érika Porcelli-
dc.contributor.referee2Lara, Ângela Mara de Barros-
dc.date.accessioned2020-07-22T13:20:14Z-
dc.date.issued2015-06-25-
dc.identifier.citationNANNI, Giovanni. Desempenho de uma escola pública estadual de ensino fundamental no IDEB e rendimento de seus alunos na Prova Brasil: Um estudo de caso de gestão educacional. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1273-
dc.description.resumoA avaliação externa é expressão de uma gestão pedagógica e administrativa eficaz e eficiente e representa uma imprescindível ferramenta para que uma escola se conheça e planeje seu desenvolvimento com foco em uma crescente qualidade educacional. A presente pesquisa determinou os fatores que influenciaram o crescimento e o retrocesso do desempenho da escola em estudo, que é situada no estado do Paraná, Brasil, e de seus alunos na Prova Brasil e no IDEB entre os anos de 2007 e 2011. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa, em uma pesquisa do tipo estudo de caso, recorrendo à pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturadas como instrumentos para a obtenção dos dados junto aos seguintes sujeitos: diretor e coordenadora pedagógica do colégio. Os dados levantados foram tratados na perspectiva de análise de conteúdo, com vista a atender os objetivos específicos. Os resultados encontrados demonstraram que os fatores como mudança na direção, rotatividade professores entre outros estão relacionados ao baixo resultado do IDEB e na Prova Brasil. O aumento do IDEB e do resultado da Prova Brasil demonstram estar relacionado com o retono do antigo diretor. Ao final da pesquisa apresentadas algumas conclusões sobre as causas do retrocesso e do crescimento do desempenho do colégio.por
dc.description.abstractThe external evaluation is the expression of an effective and efficient administrative and pedagogical management and represents an indispensable tool for the school to know itself and plan its development focusing on an increasing educational quality. This research determined the factors that influenced the growth and decline of the school in study which is situated in the state of Paraná, Brazil, and its students on the “Prova Brasil” and IDEB between the years 2007 and 2011. To achieve that, the qualitative approach was adopted in a case study type of research, using bibliographical research and semi structured interviews as instruments of data collection from the following subjects: the school´s principal and pedagogical coordinator. The collected data was treated through the technique of content analysis, aiming to reach the specific research objectives. The results showed that factors such as the principal and teacher turnover, among others, are related to the low scores on the IDEB and “Prova Brasil”. The score growth on the IDEB and “Prova Brasil” showed relationship with the return of the former principal. At the end of this research some conclusions are presented regarding the causes of the decline and growth of the school’s performance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2020-07-22T13:20:14Z No. of bitstreams: 2 Giovanni Nanni.pdf: 1259571 bytes, checksum: f6fcb96eb85a4c0da24af80412304b59 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-22T13:20:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Giovanni Nanni.pdf: 1259571 bytes, checksum: f6fcb96eb85a4c0da24af80412304b59 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-06-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/3827/Giovanni%20Nanni.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectProva Brasilpor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectExternal evaluationeng
dc.subjecteducational managementeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDesempenho de uma escola pública estadual de ensino fundamental no IDEB e rendimento de seus alunos na Prova Brasil: Um estudo de caso de gestão educacionalpor
dc.title.alternativePerformance of an elementary state public school on the IDEB and the students achievement on the “Prova Brasil”: A case study of educational managementeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovanni Nanni.pdfDocumento principal.1,23 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons