Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1274
Tipo do documento: Dissertação
Título: Habilidades sociais do tutor virtual: análises e aproximações
Título(s) alternativo(s): Social skills of the virtual tutor: analysis and approaches
Autor: BARBOSA, Márcia Aparecida 
Primeiro orientador: Ruiz, Adriano Rodrigues
Primeiro membro da banca: Gitahy, Raquel Rosan Chistino
Segundo membro da banca: Gardinal-Pizato, Elaine Cristina
Resumo: O crescente avanço das tecnologias da informação e da comunicação e as formas de interação decorrentes da ascensão da internet, apontam para novos estilos de ensino e de aprendizagem e inserem a educação a distância em um novo patamar. A preocupação com a qualidade das interações estabelecidas em cursos EAD norteou este estudo, cujo objetivo foi fazer aproximações entre as habilidades sociais dos professores, as funções dos tutores virtuais e as habilidades sociais requeridas a esse profissional. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, efetivada por levantamento bibliográfico. Foram realizadas buscas nas bases Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual de Saúde, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Education Resources Information Center, Network Digital Library of Theses And Dissertations e em alguns repositórios de países parceiros dessa rede de dados. Como resultado, esta dissertação destaca a importância de o tutor apresentar diferentes classes de comportamentos sociais em seu repertório, enfatizando que as habilidades sociais de comunicação contribuem para interações sociais mais satisfatórias no contexto da EAD; que essa modalidade, conduzida via internet, pode ser uma boa opção para os que pretendem capacitar-se ou qualificar-se. A literatura aponta que a qualidade das relações interpessoais pode provocar mudanças positivas na cultura educacional. Programas de treinamento de habilidades sociais permitem ampliar o repertório de alunos, professores e pais, possibilitando a melhoria da qualidade das relações estabelecidas entre eles. Em síntese, a literatura evidencia que um bom repertório de habilidades sociais do professor influencia no rendimento acadêmico e no desenvolvimento social dos estudantes
Abstract: The increasing advancement of information and communication technologies and ways of interaction resulting from the rise of the Internet, points to new teaching and learning styles and inserts distance education to a new category. The concern about the quality of the interactions established in distance education courses was the guide of this study that aimed to make approaches between the social skills of teachers, the functions of virtual tutors and social skills required of this professional. This is a research with qualitative approach, performed by bibliographical survey. Searches were conducted on the databases Scientific Electronic Library Online, Virtual Health Library, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, Education Resources Information Center, Network Digital Library of Theses And Dissertations and in some repositories from partner countries of this data network. As a result, this work highlights how it is important that the tutor presents different classes of social behaviors in their repertoire, emphasizing that social communication skills contribute to more satisfactory social interactions in the context of EAD; this modality, conducted via the Internet, can be a good option for those who intend to train or qualify. The literature suggests that the quality of interpersonal relationships influences positive changes in educational culture. Social skills training programs can expand the repertoire of students, teachers and parents; and enable the improvement of the quality of relations between them. In short, the literature shows that a good repertoire of social skills teacher influences the academic achievement and social development of students
Palavras-chave: Educação a Distância
Tutor na educação a distância
Habilidades Sociais
Relações interpessoais
Distance Learning
Tutor in distance education
Interpersonal Relations
Social Skills
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: BARBOSA, Márcia Aparecida. Habilidades sociais do tutor virtual: análises e aproximações. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1274
Data de defesa: 24-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcia Aparecida Barbosa.pdfDocumento principal.577,6 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons