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Tipo do documento: Dissertação
Título: Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação
Título(s) alternativo(s): National pact for alphabetization at correct age (PNAIC-2012): analyses and perspective of action
Autor: Santos, Paula Renata Amorin 
Primeiro orientador: Barros, Helena Faria de
Primeiro membro da banca: Alaniz, Erika Porceli
Segundo membro da banca: Gomes, Alberto Albuquerque
Resumo: O presente estudo está ligado à Linha de Pesquisa 1 - Instituição Educacional: Organização e Gestão, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), de Presidente Prudente – SP. O objeto de estudo é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC-2012). Trata-se de uma política pública educacional de iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que busca a erradicação do analfabetismo no Brasil. Teve por objetivo analisar o PNAIC-2012 enquanto política pública destinada à alfabetização, destacando suas potencialidades e fragilidades. Consistiu numa pesquisa analítico-interpretativa de análise documental e bibliográfica. O embasamento teórico se apoiou em estudos e experiências de autores que já abordam a temática, documentos referentes à legislação, resoluções pertinentes à elaboração e implementação do PNAIC-2012. Os resultados apontam para as potencialidades do Pacto: a formação continuada dos professores alfabetizadores, preocupação com sua profissionalização, o alcance de 90% dos municípios do país, além de ser a primeira política pública educacional brasileira a propor a integração federativa (União, Estado, Município). Suas fragilidades: a inexistência de um plano de carreira para os professores, a utilização de premiação a partir dos resultados em avaliações externas, ausência de referência à alfabetização ecológica e sustentabilidade e a insuficiência quanto ao uso das tecnologias digitais.
Abstract: The present study is linked to the Line of Research 1 – Educational Institution: Organization and Management, of the Master's Program on Education from Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), from Presidente Prudente – SP. The object of study is the National Pact for Alphabetization at Correct Age (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC-2012). It is an initiative from the Brazilian Education Ministry (Ministério da Educação – MEC) as a public educational politic, which seeks the eradication of non-alphabetization in Brazil. It has as main objective to analyze PNAIC-2012 while public politic destined to alphabetization, highlighting its potentialities and fragilities. It consists in an analytical and interpretative research of documentary and bibliographical analyses. The theoretical base relies on studies and experiences gathered from other authors who already have addressed the theme, documents referring to the Brazilian legislation, meaningful resolutions of the elaboration and implementation of PNAIC-2012. The results point to the potentialities of the Pact as the continuing formation of alphabetization professors, preoccupation with their professionalization and its 90% reach of cities in the country, in addition of being the first Brazilian public educational politic to propose the federal integration (Union, State, City) and for its fragilities the non-existence of a plan of career for the professors, using awarded results from external exams, absence of reference to the ecological alphabetization, sustainability and insufficiency regarding the usage of digital technologies.
Palavras-chave: Alfabetização
Políticas Públicas
Profissionalização docente
Alphabetization
Professionalization of Professors
Public Politics
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: SANTOS, Paula Renata Amorin. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1278
Data de defesa: 10-Jun-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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