Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPAIAS, Kátia Rodrigues Montalvão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1021820837057851por
dc.contributor.advisor1Francisco, Marcos Vinicius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996858773030239por
dc.contributor.referee1Anjos, Ricardo Eleutério dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1844230833604943por
dc.contributor.referee2Alaniz, Érika Porceli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6828027491772575por
dc.date.accessioned2020-08-06T18:48:00Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationPAIAS, Kátia Rodrigues Montalvão. Percepções gestores/as diante do programa escola sem partido: sua ideologia está a serviço do que e de quem?. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1287-
dc.description.resumoEsta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), à linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade e ao grupo de pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED), teve como objetivos identificar e analisar o posicionamento político de gestores/as escolares diante do Programa Escola sem Partido, além de averiguar as concepções teóricas que os auxiliam em suas interpretações sobre o Programa. A pesquisa assenta-se na perspectiva do método do materialismo histórico-dialético. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a análise documental, em especial do projeto de Lei nº. 867, de 2015, além de entrevistas semiestruturadas com os/as diretores/as das escolas estaduais de uma cidade de médio porte do noroeste do estado do Paraná. A análise dos dados se deu na perspectiva anunciada, a fim de verificar as contradições presentes nos discursos dos/as gestores/as. Os dados revelaram que, dos/as dez participantes, nove refutaram o Programa Escola Sem Partido, alegaram que este gera a violência, que acentua a desigualdade social, que não desenvolve o senso crítico dos/das estudantes, que promove uma educação conteudista, que fere o direito de cátedra, além de censurar os/as professores/as. Apenas um diretor concordou com o Programa, ao alegar que seria melhor para o ensino, pois o/a professor/a focará na transmissão do conteúdo, devendo manter a neutralidade e que o programa evita a violência.por
dc.description.abstractThis dissertation, linked to the Graduate Program in Education of the University of Oeste Paulista (Unoeste), the research line Public Policies in Education, Educational Practices and Diversity and the research group Estado, Educational Policies and Democracy (EPED), aimed to identify and analyze the reasons that lead school principals to support or refute the School Without Party Program, besides to investigate the theoretical conceptions that help these teachers in their interpretations of the Program. The research is based on the perspective of the Method of Historical-Dialectical Materialism. As methodological procedures were used the documentary analysis, especially of the Law n. 867 of 2015, as well as semi-structured interviews with the principals of state schools in a medium-sized city in northwestern Paraná. The data analysis took place in the announced perspective, in order to verify the contradictions present in the managers' discourses. The data revealed that, of the ten participants, nine refuted the School Without Party Program, alleged that it generates violence, which accentuates social inequality, which does not develop the critical sense of the students, which promotes a contentious education, which it hurts the right to chair, as well as censuring teachers. Only one director agreed with the Program, claiming that it would be better for teaching, as the teacher will focus on the transmission of content, should maintain neutrality and that the program avoids violence.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2020-08-06T18:48:00Z No. of bitstreams: 2 Kátia Rodrigues Montalvão Paias.pdf: 930100 bytes, checksum: 61e4fe9d00bff989769f3564c1714d30 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-06T18:48:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Kátia Rodrigues Montalvão Paias.pdf: 930100 bytes, checksum: 61e4fe9d00bff989769f3564c1714d30 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/3902/K%c3%a1tia%20Rodrigues%20Montalv%c3%a3o%20Paias.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEscola sem partidopor
dc.subjectNeutralidadepor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectGestorespor
dc.subjectSchool without partyeng
dc.subjectNeutralitypor
dc.subjectIdeologypor
dc.subjectManagerspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePercepções gestores/as diante do programa escola sem partido: sua ideologia está a serviço do que e de quem?por
dc.title.alternativeManager's perceptions before the school without party program: is your ideology serving what and whom?eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kátia Rodrigues Montalvão Paias.pdf908,3 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons