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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Ana Teresa Silva Maia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1385509522341721por
dc.contributor.advisor1Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.contributor.referee1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee2Silva, Rinaldo Henrique Aguilar da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0596352211730927por
dc.date.accessioned2021-02-02T13:00:24Z-
dc.date.issued2015-11-04-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Teresa Silva Maia de. O Logbook como procedimento de ensino e de aprendizagem: acrescentando sabor e cor ao ensino médico asséptico e branco. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, 2015.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1309-
dc.description.resumoO desconforto gerado com as contradições entre a formação médica e o trabalho em saúde, abriu a “porta secreta” pela qual costuma se iniciar a reflexão pedagógica na Universidade: o questionamento sobre o trabalho docente. Tais reflexões levaram a autora dessa pesquisa a experenciar um novo arquétipo para o ensino desenvolvido num estágio do Curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Em essência, a experiência centrou-se no uso do logbook para o desenvolvimento e registro do aprendizado e a riqueza das impressões primeiras sobre o seu uso (observadas pelo docente e verbalizadas pelos discentes), associada ao interesse de outros docentes no seu construto, suscitaram o desejo de investigar esse fenômeno. Assim, teve início a presente pesquisa desenvolvida no programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista objetivando analisar a relevância acadêmica e social do logbook como procedimento de ensino e de aprendizagem e mais especificamente, de caracterizar os seus princípios constitutivos, desvelar as suas potencialidades para o processo de ensino e de aprendizagem e verificar possíveis fragilidades na sua implantação/execução. A escolha da abordagem qualitativa de cunho fenomenológico do tipo pesquisa-ação tornou-se natural, dado que o cenário da investigação foi a própria sala de aula e as manifestações foram estudadas na lógica dos sujeitos envolvidos (53 estudantes e o docente mediador, que é a pesquisadora participante). Os dados oriundos de um questionário com as impressões discentes sobre o fenômeno, da análise dos documentos produzidos pelos estudantes e da observação docente, categorizados à luz da análise de conteúdos de Bardin, consubstanciaram a significação do logbook como um procedimento de ensino e aprendizagem “híbrido”, assentado nos preceitos da metodologia ativa, colaborativa de ensino e aprendizagem, dotada de relevância acadêmica (processo de ensino e de aprendizagem dialógico, contextualizado, reflexivo, desenvolvido num clima pedagógico acolhedor, em um tempo relativamente curto) e também social (discentes com vivência real do mundo do trabalho em saúde, apreendendo a realidade numa perspectiva crítica dos conhecimentos e acontecimentos). Esses resultados o credenciam como uma opção metodológica interessante para um processo formativo que entende a função médica como um fenômeno social que busca salvaguardar a vida preservando o humano da vida.por
dc.description.abstractThe discomfort caused by the contradictions between medical education and health work, opened the "secret door" by which usually starts the pedagogical reflection in the University: the questioning of the teaching work. Such considerations led the author of this research to experience a new archetype for the developed teaching a medical school stage at the Oeste Paulista University (UNOESTE). In essence, the experience focused on the use of the logbook to the development and learning record and wealth of first impressions about its use (observed by the teacher and verbalized by the students), associated with the interest of other teachers in their construct it raised the desire to investigate this phenomenon. Therefore this research began to be developed in the Master's program in Education of the Oeste Paulista University in order to analyze the academic and social relevance of the logbook as teaching and learning procedure and more specifically, to characterize the constituent principles of the logbook, unveiling its potential to the process of teaching and learning and identify possible weaknesses in its implementation / execution. The choice of a qualitative approach of phenomenological nature of action- research type became natural, wherein the scenario of the research was to own classroom and demonstrations were studied in the logic of the involved subjects (53 students and the mediator teacher, who is the participating researcher). The data from a questionnaire with students impressions about the phenomenon, from the analysis of produced documents by the students and from teacher observation, categorized according to content analysis from Bardin, the logbook had substantiated its significance as a “hybrid” teaching and learning procedure seated in the precepts of active methodology, teaching and learning collaborative, endowed with academic magnitude (process of teaching and learning is dialogic, contextualized, reflective, developed in a warm educational way in a relatively short time) and also social (students with real experience of the working world in health, seizing reality in a critical perspective of knowledge and events). These results qualify the logbook as an interesting methodological option for a training process that understands the medical function as a social phenomenon that seeks to safeguard the life preserving the human of life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2021-02-02T13:00:24Z No. of bitstreams: 2 Ana Teresa Silva Maia de Araújo .pdf: 3218408 bytes, checksum: f31a0d34a7a2c4f74aad913a1909e626 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/4011/Ana%20Teresa%20Silva%20Maia%20de%20Ara%c3%bajo%20.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLogbookpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEnsino Médico Reflexivopor
dc.subjectProcedure for Teaching and Learningeng
dc.subjectReflective Medical Educationeng
dc.subjectTeaching and Learning Strategyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO Logbook como procedimento de ensino e de aprendizagem: acrescentando sabor e cor ao ensino médico asséptico e brancopor
dc.title.alternativeThe Logbook as teaching and learning procedure: adding flavor and color to medical education aseptic and whiteeng
dc.typeDissertaçãopor
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