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dc.creatorTOMAZIN, Silvio Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4940257736459078por
dc.contributor.advisor1Anjos, Ricardo Eleutério dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1844230833604943por
dc.contributor.referee1Francisco, Marcos Vinícius-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996858773030239por
dc.contributor.referee2Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9832146666836332por
dc.date.accessioned2021-02-11T13:08:24Z-
dc.date.issued2020-12-09-
dc.identifier.citationTOMAZIN, Silvio Santos. Base nacional comum curricular e educação escolar de adolescentes: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1315-
dc.description.resumoO presente trabalho está ligado à linha de pesquisa 1: Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) - Mestrado e Doutorado, da UNOESTE, Campus de Presidente Prudente, SP. A partir de uma pesquisa teórico-conceitual e documental, com base nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, esta dissertação teve como objetivo analisar os limites de um ensino alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao desenvolvimento psíquico de adolescentes do Ensino Médio. O trabalho demonstrou que um planejamento de ensino alinhado à BNCC não possibilita o desenvolvimento integral na adolescência. Os argumentos utilizados para defender a hipótese acima foram extraídos da análise crítica realizada, cujos resultados foram os seguintes: a) uma educação centrada no aluno, que dicotomiza a relação professor-aluno, é unilateral e não integral; b) uma educação voltada ao desenvolvimento de competências está embasada no fazer, portanto, trata-se de uma educação unilateral que dicotomiza teoria e prática; c) uma educação que forma o adolescente simplesmente para o mercado de trabalho não pode ser considerada integral, mas sim, unilateral; d) uma educação que dicotomiza forma e conteúdo no processo de desenvolvimento na adolescência não pode ser considerada uma educação integral. Diante da análise, o trabalho apresenta a concepção histórico-cultural de adolescência como contribuição para a definição da base curricular relativa à educação escolar nessa etapa do desenvolvimento humano.por
dc.description.abstractThis work is linked to the research line 1: Public Policies in Education, Training Processes and Diversity of the Graduate Program in Education (PPGE) - Master’s and Doctorate, of UNOESTE, Campus de Presidente Prudente, SP. Based on a theoretical-conceptual and documentary research, based on the assumptions of historical-critical pedagogy and historical-cultural psychology, this dissertation aimed to analyze the limits of a teaching aligned with the new National Common Curriculum Base (BNCC) concerning the psychic development of high school adolescents. The study showed that an education planning aligned with BNCC does not allow full development in adolescence. The arguments used to defend the above hypothesis were taken from the critical analysis, whose results were as follows: a) an education centered on the student, which dichotomizes the teacher-student relationship, is unilateral and not integral; b) a skills development education is based on doing, so it is a unilateral education that dichotomizes theory and practice; c) an education that forms the adolescent simply for the labor market cannot be considered integral, but, yes, unilateral; d) an education that dichotomizes form and content in the development process in adolescence cannot be considered an integral education. In view of the analysis, the work presents the historical-cultural conception of adolescence as a contribution to the definition of the curriculum regarding school education in this stage of human development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2021-02-11T13:08:24Z No. of bitstreams: 2 Silvio Santos Tomazin.pdf: 538350 bytes, checksum: 44cf89446f6e00a1b0ab362e83928f13 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-11T13:08:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Silvio Santos Tomazin.pdf: 538350 bytes, checksum: 44cf89446f6e00a1b0ab362e83928f13 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-12-09eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/4052/Silvio%20Santos%20Tomazin.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectBNCC do ensino médiopor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapor
dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpor
dc.subjectBNCC of high schooleng
dc.subjectAdolescenceeng
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogyeng
dc.subjectCultural-Historical Psychologyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleBase nacional comum curricular e educação escolar de adolescentes: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-culturalpor
dc.title.alternativeCommon national curriculum base and school education of adolescents: an analysis in the light of historical-critical pedagogy and historical-cultural psychologyeng
dc.typeDissertaçãopor
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