Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENDES, Natalie Perez-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7802910612165846por
dc.contributor.advisor1Dias, Carmen Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5779371067985868por
dc.contributor.referee1Francisco, Marcos Vinicius-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996858773030239por
dc.contributor.referee2Moreira , Maria de Fátima Salum-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4510140191730970por
dc.date.accessioned2021-04-06T12:17:11Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.citationMENDES, Natalie Perez. Mediação de conflitos e aprendizagem de práticas morais: estratégias de prevenção em uma escola pública do Estado de São Paulo. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1326-
dc.description.resumoEsta dissertação foi apresentada e defendida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista - Área de concentração: Instituição Educacional e Formação do Educador (UNOESTE). A violência tem sido considerada foco preponderante quando as discussões giram em torno dos conflitos recorrentes do âmbito escolar. Foi inserida no Estado de São Paulo, a função do Professor Mediador Escolar e Comunitário (PMEC). Suas atribuições consistem precipuamente em caráter preventivo. Entretanto, observei que devido, a enorme demanda de ocorrências cotidianas, suas intervenções tem sido, em sua maioria, em caráter curativo, ou seja, intervindo para apaziguar, um conflito já iniciado. Alterada pelas SE 74/2016 e 02/2017, a função passa a ser exercida em alguns casos, pelo vice-diretor ou em parceria dele. O objetivo geral da pesquisa foi analisar práticas de mediação de conflitos desenvolvidas em uma Escola da Rede Estadual de Ensino, com vistas à prevenção. Assumiu-se como objetivos específicos: identificar e analisar práticas dos agentes escolares (Diretor, Vice-diretor, Coordenadores Pedagógicos e PMEC) em relação ao modo como cada um pensa o seu papel na mediação de conflitos e prevenção da violência na escola; identificar e analisar as práticas de prevenção da violência desenvolvidas na escola e suas possíveis correspondências com ações voltadas para o desenvolvimento da autonomia e da moralidade. Esta pesquisa foi realizada segundo a abordagem qualitativa descritiva de natureza fenomenológica do tipo Estudo de Caso Intrínseco. Os procedimentos metodológicos envolveram a recolha de dados, utilizando-se do acompanhamento do PMEC em seus procedimentos cotidianos, de uma escola estadual de Ensino Fundamental II e Médio, de uma cidade de médio porte do interior paulista; análise documental do Caderno de Ocorrências Interno; entrevistas semiestruturadas para o Diretor, Vice-diretor, Coordenadores Pedagógicos e o Professor Mediador da mesma escola. A análise e discussão dos dados foram trabalhados por meio da interpretação das respostas atribuídas (escritas e orais) obtidas nas entrevistas; as quais foram separadas e relacionadas com os objetivos propostos pela pesquisa. Os resultados sinalizam que a maior parte das incidências de violências na escola são as incivilidades (ou microviolências) e que embora exista a necessidade de um aprofundamento na temática da violência, essencial também se faz a necessidade de um aprofundamento teórico-prático na aprendizagem das práticas morais, concluindo que as mesmas, em especial, as assembléias, favorecem o processo de desenvolvimento do aluno, contribuindo conseqüentemente no desenvolvimento da autonomia moral. Esperamos que esta pesquisa sirva de base para outros estudos sobre projetos de prevenção de conflitos e a utilização de práticas morais como formas de contribuição para o desenvolvimento da autonomia moral, da habilidade argumentativa e da prática de valores essenciais para as relações interpessoais, ampliando as discussões aqui iniciadas.por
dc.description.abstractThis dissertation was presented and defended in the Master's Program in Education of the Universidade do Oeste Paulista - Concentration Area: Educational Institution and Educator's Training (UNOESTE). Violence has been considered a preponderant focus when discussions revolve around recurrent conflicts within the school environment. The function of the School and Community Mediator (PMEC) was inserted in the State of São Paulo. Its attributions are primarily preventive in character. However, I have observed that due to the enormous demand for daily occurrences, its interventions have mostly been curative, that is, intervening to appease a conflict already started. Amended by SE 74/2016 and 02/2017, the function will be exercised in some cases by the deputy director or in his partnership. The general objective of the research was to analyze practices of conflict mediation developed in a School of the State Education Network, with a view to prevention. Specific objectives were to identify and analyze practices of school agents (Director, Deputy Director, Pedagogical Coordinators and PMEC) regarding the way each one thinks about their role in conflict mediation and prevention of violence in school; identify and analyze the violence prevention practices developed in the school and their possible correspondence with actions aimed at the development of autonomy and morality. This research was carried out according to the descriptive qualitative approach of the Intrinsic Case Study type. The methodological procedures involved the collection of data, using PMEC monitoring in its daily procedures, of a state school of Primary and Secondary Education, of a medium-sized city in the interior of São Paulo; documentary analysis of the Internal Occurrences Book; semi-structured interviews for the Director, Deputy Director, Pedagogical Coordinators and the Mediator of the same school. The analysis and discussion of the data were worked through the interpretation of the attributed answers (written and oral) obtained in the interviews; which were separated and related to the objectives proposed by the research. The results indicate that most of the incidences of violence in the school are incivilities (or microviolence) and that although there is a need for a deepening of the issue of violence, there is also a need for a theoretical-practical deepening in the learning of practices moral, concluding that the same, especially the assemblies, favor the process of student development, thus contributing to the development of moral autonomy. We hope that this research will serve as a basis for other studies on conflict prevention projects and the use of moral practices as ways of contributing to the development of moral autonomy, argumentative ability and practice of values essential for interpersonal relations, expanding discussions started here.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2021-04-06T12:17:10Z No. of bitstreams: 2 Natalie Perez Mendes.pdf: 1469209 bytes, checksum: 1f296c29f0cc09864167c883fd3331f0 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-06T12:17:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Natalie Perez Mendes.pdf: 1469209 bytes, checksum: 1f296c29f0cc09864167c883fd3331f0 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-08-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/4147/Natalie%20Perez%20Mendes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectViolência escolarpor
dc.subjectMediação de conflitospor
dc.subjectPráticas moraispor
dc.subjectEnsinos Fundamental II e Médiopor
dc.subjectSchool violenceeng
dc.subjectMediation of conflictspor
dc.subjectMoral practicespor
dc.subjectPrimary and Secondary Educationpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMediação de conflitos e aprendizagem de práticas morais: estratégias de prevenção em uma escola pública do Estado de São Paulopor
dc.title.alternativeMediation of conflicts and learning of moral practices: strategies for prevention in a public school in the State of São Pauloeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natalie Perez Mendes.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons