Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1387
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ensino remoto em tempos de COVID-19: o discurso dos docentes de uma instituição de ensino do Estado do Paraná |
Título(s) alternativo(s): | Remote education and student learning in times of COVID-19: the speech of teachers of a teaching institution in the state of Paraná |
Autor: | SILVA, Adelaide de Oliveira |
Primeiro orientador: | Gitahy, Raquel Rosan Christino |
Primeiro membro da banca: | Murgo, Camélia Santina |
Segundo membro da banca: | Terçariol , Adriana Aparecida de Lima |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) na linha de pesquisa 2: Formação e ação do profissional docente e práticas educativas. Teve como objetivo geral analisar a percepção de um grupo de docentes do Ensino Fundamental e Médio de uma instituição educacional do estado do Paraná sobre o processo de ensino remoto. A metodologia foi qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário com 15 docentes do Ensino Fundamental e Médio de uma instituição da Rede Estadual do Paraná, a fim de verificar o perfil docente e a percepção sobre o processo de ensino remoto. Para a análise dos dados, utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com as ideias centrais apresentadas em categorias, como: concepções de ensino remoto; o processo de planejamento do ensino remoto; ensino remoto e o processo de aprendizagem dos discentes; a formação docente para o ensino remoto; ensino remoto: obstáculos para implantação e estratégias de superação. Os resultados demonstraram uma dificuldade na definição do ensino remoto e na sua distinção com a educação a distância. No que tange à questão do planejamento, ficou evidenciado um trabalho em conjunto da Secretaria da Educação com as escolas, sendo que as ações governamentais (criação do Aula Paraná, uso do Google Classroom, Business Intelligence) facilitaram a aprendizagem, porém esta não foi efetiva para todos os estudantes devido à falta de equipamento, internet ou dificuldade de adaptação. Os professores foram unânimes ao afirmar que houve formação docente para o ensino remoto, destacando que, durante o processo vivenciado, houve persistência, determinação e inovação. |
Abstract: | This dissertation was developed in the Master Program in Education of the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) in the line of research 2: Training and action of the teaching professional and educational practices. Its general objective was to analyze the perception of a group of elementary and high school teachers from an educational institution in the state of Paraná about the remote teaching process. The methodology was qualitative, case study type. The data collection took place through a questionnaire with 15 teachers of Elementary and High School of an institution of the State Network of Paraná, in order to verify the teacher profile and perception on the remote teaching process. For data analysis, we used the Collective Subject Discourse (DCS) technique, with the central ideas presented in categories, such as: concepts of remote teaching; the remote teaching planning process; remote teaching and the learning process of students; teaching training for remote education; remote education: obstacles to implementation and overcoming strategies. The results showed a difficulty in defining remote education and its distinction with distance education. Regarding the issue of planning, it was evidenced a joint work of the Department of Education with schools, and government actions (creation of the Paraná Classroom, use of Google Classroom, Business Intelligence) facilitated learning, however this was not effective for all students due to lack of equipment, internet or difficulty adapting. The teachers were unanimous in stating that there was teacher training for remote education, highlighting that, during the process experienced, there was persistence, determination and innovation. |
Palavras-chave: | ensino remoto tecnologia digital de informação e comunicação covid-19 remote education digital information and communication technology covid-19 |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | SILVA, Adelaide de Oliveira. O ensino remoto em tempos de COVID-19: o discurso dos docentes de uma instituição de ensino do Estado do Paraná. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1387 |
Data de defesa: | 15-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adelaide de Oliveira Silva.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons