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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Adelaide de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8309427015345010por
dc.contributor.advisor1Gitahy, Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746por
dc.contributor.referee1Murgo, Camélia Santina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1873165740888778por
dc.contributor.referee2Terçariol , Adriana Aparecida de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2550466423628629por
dc.date.accessioned2022-03-09T15:54:21Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationSILVA, Adelaide de Oliveira. O ensino remoto em tempos de COVID-19: o discurso dos docentes de uma instituição de ensino do Estado do Paraná. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2021.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1387-
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) na linha de pesquisa 2: Formação e ação do profissional docente e práticas educativas. Teve como objetivo geral analisar a percepção de um grupo de docentes do Ensino Fundamental e Médio de uma instituição educacional do estado do Paraná sobre o processo de ensino remoto. A metodologia foi qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário com 15 docentes do Ensino Fundamental e Médio de uma instituição da Rede Estadual do Paraná, a fim de verificar o perfil docente e a percepção sobre o processo de ensino remoto. Para a análise dos dados, utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com as ideias centrais apresentadas em categorias, como: concepções de ensino remoto; o processo de planejamento do ensino remoto; ensino remoto e o processo de aprendizagem dos discentes; a formação docente para o ensino remoto; ensino remoto: obstáculos para implantação e estratégias de superação. Os resultados demonstraram uma dificuldade na definição do ensino remoto e na sua distinção com a educação a distância. No que tange à questão do planejamento, ficou evidenciado um trabalho em conjunto da Secretaria da Educação com as escolas, sendo que as ações governamentais (criação do Aula Paraná, uso do Google Classroom, Business Intelligence) facilitaram a aprendizagem, porém esta não foi efetiva para todos os estudantes devido à falta de equipamento, internet ou dificuldade de adaptação. Os professores foram unânimes ao afirmar que houve formação docente para o ensino remoto, destacando que, durante o processo vivenciado, houve persistência, determinação e inovação.por
dc.description.abstractThis dissertation was developed in the Master Program in Education of the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) in the line of research 2: Training and action of the teaching professional and educational practices. Its general objective was to analyze the perception of a group of elementary and high school teachers from an educational institution in the state of Paraná about the remote teaching process. The methodology was qualitative, case study type. The data collection took place through a questionnaire with 15 teachers of Elementary and High School of an institution of the State Network of Paraná, in order to verify the teacher profile and perception on the remote teaching process. For data analysis, we used the Collective Subject Discourse (DCS) technique, with the central ideas presented in categories, such as: concepts of remote teaching; the remote teaching planning process; remote teaching and the learning process of students; teaching training for remote education; remote education: obstacles to implementation and overcoming strategies. The results showed a difficulty in defining remote education and its distinction with distance education. Regarding the issue of planning, it was evidenced a joint work of the Department of Education with schools, and government actions (creation of the Paraná Classroom, use of Google Classroom, Business Intelligence) facilitated learning, however this was not effective for all students due to lack of equipment, internet or difficulty adapting. The teachers were unanimous in stating that there was teacher training for remote education, highlighting that, during the process experienced, there was persistence, determination and innovation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2022-03-09T15:54:20Z No. of bitstreams: 2 Adelaide de Oliveira Silva.pdf: 1109948 bytes, checksum: f462a3d961074f2623b9becec5e3aa7e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-09T15:54:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Adelaide de Oliveira Silva.pdf: 1109948 bytes, checksum: f462a3d961074f2623b9becec5e3aa7e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/4515/Adelaide%20de%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectensino remotopor
dc.subjecttecnologia digital de informação e comunicaçãopor
dc.subjectcovid-19por
dc.subjectremote educationeng
dc.subjectdigital information and communication technologyeng
dc.subjectcovid-19eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino remoto em tempos de COVID-19: o discurso dos docentes de uma instituição de ensino do Estado do Paranápor
dc.title.alternativeRemote education and student learning in times of COVID-19: the speech of teachers of a teaching institution in the state of Paranáeng
dc.typeDissertaçãopor
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