Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1389
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Políticas educacionais de combate às violências contra estudantes LGBT nas Escolas Municipais de Picos-PI |
Título(s) alternativo(s): | Educational policies to combat violence against LGBT students in the Municipal schools of Picos-PI |
Autor: | BARROS, Édna Maria Rodrigues Moura |
Primeiro orientador: | Francisco, Marcos Vinicius |
Primeiro coorientador: | Piovezan, Patrícia Regina |
Primeiro membro da banca: | Shimazaki, Elsa Midori |
Segundo membro da banca: | França, Fabiane Freire |
Resumo: | A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade e ao grupo de pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED), tem como objetivo geral identificar e analisar as políticas educacionais de combate às violências contra os/as estudantes Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais (LGBT) nas Escolas Municipais de Ensino em Picos-PI. Na perspectiva do método do materialismo histórico-dialético, a coleta de dados, em um primeiro momento, compreendeu a análise da Política Educacional Municipal de Picos-PI, expressa no Projeto Político Pedagógico Unificado (PPPU) das escolas da rede municipal de ensino de 2019; o Plano Municipal de Educação (PME), estabelecido por meio da Lei nº. 2.664/2015; emendas constitutivas do PME/2015 e a Lei Municipal nº. 2.862/ 2018 que dispõe sobre proibição de atividades pedagógicas que visam à reprodução de “ideologia de gênero” nas escolas de Picos/PI e as atas das respectivas sessões de votação de cada uma das referidas leis. No segundo momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a sete coordenadores/as pedagógicos/as dos componentes curriculares, das escolas municipais das zonas urbana e rural do ensino fundamental de Picos-PI, bem como ao Secretário Municipal de Educação. A análise do material coletado foi transcrita, elaborando-se unidades analíticas na perspectiva teórica anunciada. Os resultados revelaram que não existem políticas educacionais de formação de gestores/as e professores/as no combate à violência contra estudantes LGBT na rede municipal de Picos-PI. |
Abstract: | This present dissertation, vinculated to the line of research Public Policies in Education, training processes and diversity, and to the State, Educational Policies and Democracy (SEPD) research group, has the general objective: to identify and analyze educational policies to combat violence against the Lesbian, Gay, Bisexual, Transvestite, Transsexual (LGBT) students in the Municipal Schools of Education in Picos-PI. From the perspective of the historical-dialectical materialism method, the data collection, at first, comprised the analysis of the Municipal Educational Policy of Picos-PI, expressed in the Unified Political Pedagogical Project (UPPP) of the municipal schools of Picos - PI 2019; the Municipal Education Plan (MEP), Law No. 2664/2015; constitutive amendments of MEP/2015 and Municipal Law No. 2862/2018 which address the prohibition of pedagogical activities that aimed at reproducing the “gender ideology” in schools in Picos/PI, and the documents of the respective voting sessions of each of these laws. Secondly, semi-structured interviews were conducted with seven pedagogical coordinators of the curricular components from municipal schools in urban and rural areas of elementary education in Picos - PI and with the municipal secretary of education. The analysis of the collected material was transcribed and analytical units were elaborated in the announced theoretical perspective. The results revealed the absence of educational policies for training managers and professors in combating violence against LGBT students in the municipal network of Picos. |
Palavras-chave: | políticas educacionais violência LGBT estudantes educational policies violence LGBT students |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | BARROS, Édna Maria Rodrigues Moura. Políticas educacionais de combate às violências contra estudantes LGBT nas Escolas Municipais de Picos-PI. 2021. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1389 |
Data de defesa: | 29-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Edna Maria Rodrigues Moura Barros.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons