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Tipo do documento: Dissertação
Título: A deficiência na educação por meio das lentes de documentários cinematográficos brasileiros
Título(s) alternativo(s): Disability in education through the lens of Brazilian cinematographic documentaries
Autor: VOLTARELI, Jucimara Pagnozi 
Primeiro orientador: Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
Primeiro membro da banca: Lopes, Rodrigo Barbosa
Segundo membro da banca: Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
Resumo: Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) na Linha de Pesquisa 1: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade. A Lei 13.006/14 estabelece a necessidade de que as escolas de educação básica exibam pelo menos 2 horas mensais de cinema nacional para os estudantes. Com base neste diploma legal, no projeto pedagógico, na diretrizes pedagógicas de um curso de licenciatura em pedagogia e nos pressupostos teóricos baseados na perspectiva da Inclusão Escolar e na Filosofia de Deleuze - que pode propor a produção de sentidos sobre a diferença humana - o objetivo foi analisar documentários brasileiros que abordam temáticas da deficiência a partir da filosofia de Deleuze, possibilitando a criação de conceitos inclusivos que podem ser utilizados na educação básica. A pesquisa é qualitativa, realizada por meio de estudo de cunho bibliográfico e documental, além da seleção e análise de documentários brasileiros que abordam a temática da deficiência. Para a coleta de dados foram realizadas as seguintes etapas: 1. Consulta em bases de dados e literaturas referências sobre os temas da pesquisa; 2. Organização de um roteiro para a seleção dos documentários brasileiros e; 3. Registro e análise dos documentários com base na literatura consultada. A análise foi realizada por meio de critérios estabelecidos com base nas teorias fundantes da pesquisa - inclusão escolar e filosofia de Deleuze. Como resultado principal foi possível estruturar uma análise de como tem sido abordada a questão da deficiência em determinados documentários brasileiros, discutindo o entendimento usual de normalidade e diferença social, a partir do pensamento científico que o cinema e a filosofia possibilitam. Essas considerações da pesquisa contribuem para a reflexão sobre processos formativos na educação básica, baseados na diferença humana e na Inclusão Escolar mediante o uso de diferentes linguagens.
Abstract: This master thesis is part of the Graduate Program in Education at the Universidade of Oeste Paulista (Unoeste) in Research Line 1: Public Policies in Education, formative processes and diversity. The law 13.006/14 establishes the need for basic education schools to show at least 2 hours of national cinema per month to students. Based on the pedagogical project, pedagogical guidelines of a degree course in pedagogy and theoretical assumptions based on the perspective of School Inclusion and Deleuze's Philosophy - which can propose the production of meanings about human difference - the objective was to analyze Brazilian documentaries that address disability issues based on Deleuze's philosophy, enabling the creation of inclusive concepts that can be used in basic education, through the use of cinema, as recommended by the law 13.006/14. This research is qualitative, carried out through a bibliographic and documentary study, in addition to the selection and analysis of Brazilian documentaries that address the issue of disability. For data collection, the following steps were carried out: 1. Consultation of databases and literature on references to the research topics; 2. Organization of a script for the selection of Brazilian documentaries; 3. Registration and analysis of documentaries based on the literature consulted. The analysis was carried out using criteria established based on the founding theories of this research - school inclusion and Deleuze's philosophy. As a main result, it was possible to structure an analysis: of how the issue of disability has been addressed in certain Brazilian documentaries, discussing the usual understanding of normality and social difference, based on the scientific thinking that cinema and philosophy make possible; regarding the importance of mandatory cinema at school considering the law. These research considerations contribute to the reflection on formative processes in basic education, based on human difference and School Inclusion through the use of different languages.
Palavras-chave: cinema
filosofia de deleuze
inclusão escolar
devir deficiente
cinema
deleuze’s philosophy
school inclusion
becoming disabled
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: VOLTARELI, Jucimara Pagnozi. A deficiência na educação por meio das lentes de documentários cinematográficos brasileiros. 2021.83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1391
Data de defesa: 17-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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